segunda-feira, 16 de maio de 2016

Flores e algo mais.


As flores tem a sua própria linguajem, tem poder de expressar sentimentos bons ou ruins, elas trazem consigo mensagens ocultas a que devemos levar em consideração.
Há pessoas sensíveis e observadoras que logo entendem o que vem junto em silêncio num bouquet de flores, num arranjo ou como uma simples flor no talho. Em qualquer uma destas situações elas aportam perfume, encanto e com certeza a expressão clara de algum sentimento.

A maioria das pessoas se sentem fascinadas com a simples visão de uma flor, e quando se trata de receber ou presentear aumenta ainda mais esse fascínio.

Nos grandes acontecimentos as flores são presença ilustre, indispensáveis em momentos importantes da vida, seja nascimento, batismo, aniversário, casamento, enterros. 
Assim como no dia a dias elas servem para perfumar e embelezar as nossas casas, nosso lar.
Quando compreendemos a importância delas, levamos de bom grau aos nossos amigos em momentos especiais.

Regras de ouro:
- Se o bouquet ou arranjo for grande e não tem suficiente intimidade com a pessoa, envie as flores através do florista.
- Evite oferecer rosas vermelhas a moças jovens, elas expressam paixão. 
- As flores com perfume acentuado, não são apropriadas para pessoas doentes ou acamadas, seja cuidadoso com cheiros.
- Evite levar flores a pessoas que vivem em casa de campo, geralmente elas tem em abundância no seu próprio jardim.
- Quando um visitante lhe oferece flores, coloque-as imediatamente numa jarra na sala de visitas.
- Jamais ofereça crisântemos, estas flores são as mais usadas em cerimonias fúnebres.
- As flores devem ser oferecidas em numero ímpar e sempre acompanhadas de um cartão de visita.
- Se for convidado para um jantar, envie as flores antecipadamente, expressando deste modo o seu agradecimento.

Jamais subestime o efeito que as flores causam, as pessoas em sociedade apreciam e compreendem a sutil linguagem delas. Se for daquelas pessoas que ainda não tem o costume de ofertar flores, nunca é tarde para começar a experimentar os benefícios dessa bela prática.

Pratique o "savoir-vivre" que os franceses tanto pregoam e nos ensinam com maestria. Ao final compreendemos como todos somos beneficiados com este simples gesto. 

Pode ter certeza que será um investimento que repercutirá generosamente para você, quem certamente irá se surpreender com o efeito positivo.

Ante tudo seja um doador! 

"Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores"
(Provérbio Chinês)


Belo e colorido arranjo de flores.

A beleza das flores na mesa.



sexta-feira, 13 de maio de 2016

Levanto ou não o dedo mindinho?

Existia uma antiga tradição orientando as pessoas que ao comer ou beber algo, devia-se levantar o dedo mindinho como símbolo de refinamento ou boa educação.

Foi uma verdade durante muito tempo, mas nos dias atuais, a regra funciona justamente ao contrario, associada a pessoas inseguras ou com pouco traquejo social.

Cabe ressaltar que esse costume vem de épocas remotas onde as pessoas ainda comiam com as próprias mãos. Algo impensável nos dias atuais, não entanto devemos reconhecer que era uma pratica normal, aceita em todos os níveis sociais, por um simples motivo, os talheres eram reduzido a colher e faca que para piorar a situação eram utensílios compartilhados entre outros comensais.

O único detalhe que diferenciava os nobres ou alta burguesia do povo  reduzia-se a maneira de comer, pois os primeiros utilizavam somente três dedos da mão, enquanto que o povo em geral faziam uso de todos os dedos. Resultava fácil reconhecer a origem das pessoas observando a quantidade de dedos utilizados para levar os seus alimentos á boca. 

Uma vez introduzido o garfo depois de varias tentativas frustradas, este veio para ficar definitivamente a partir do século XVII. Aos poucos as pessoas foram utilizando o novo talher deixando de lado o velho costume. Mas mantiveram como símbolo de educação e refinamento o gesto de esticar o dedo mindinho que no começo serviu de auxilio para retirar restos de alimentos que ficavam ao redor da boca ou entre os dentes.

Até pouco tempo ainda era educado, manter ereto o dedinho embora não tivesse nenhum propósito além de mostrar a boa educação com esse pequeno detalhe.

Na atualidade esse costume caiu em total desuso, chegando até parecer como um tanto teatral e exagerado que em nada combina com os dias atuais.

Para aqueles que ainda tinham algum tipo de duvida ao respeito fica aqui a dica. Se há alguém tentado manter o antigo costume, recomenda-se o auto controle a fim de evitar cair nessa armadilha.

No mais, mantenha sempre as suas mãos com movimentos suaves e evite gesticular em demasia, lembre-se que as mãos não são as protagonistas principais, mas sim você com todo o seu corpo em absoluta harmonia e graça. 


  "A mesa faz mais amigos que a razão." 
(Publílio Siro)

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails