quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Regras com o Cartão de Visita, Telefone e Celular

Cartões de visita

Os cartões de visita, como o nome indica, eram cartões entregues em visita às casas de outras pessoas.
A história é antiga e remonta ao século XVII. Quando um visitante não encontrava o destinatário, deixava o seu cartão.
A dobra no canto superior do cartão marcava que o visitante tinha estado pessoalmente para fazer a visita. Na época em que as visitas estavam no auge, criou a moda dos chás. O visitante era recebido com um chá.
Tudo mudou com o telefone, estes tipos de visitas acabaram, pois a comunicação entre as pessoas passou a ser à distância.
Mas os cartões continuam existindo, com outras finalidades igualmente importantes. Porém, não se dobra mais o canto superior.
O cartão em cartolina branca é impresso com letras pretas. Antigamente, gravavam-se os nomes em alto relevo, ainda é feito, conferindo elegância e sofisticação ao cartão. É necessário distinguir os tipos de cartões, podendo ser particulares (com o nome da pessoa ou casal) e ou profissionais. Este último inclue o nome; razão social da empresa; cargo; endereço; telefones, e emails.


Telefone

Existem regras básicas para o uso dessa maravilha. Deve-se levar em conta que o telefone, tanto fixo, quanto celular, pode afetar a privacidade das pessoas, por isso se faz necessário o bom uso evitando abusos.
Não se recomenda telefonar muito cedo, nem muito tarde para casa das pessoas. Quem telefona deve se identificar e é ele quem se despede primeiro no final da conversa.
As mensagens nos gravadores devem ser discretas e breves.
Quando chamar uma pessoa que está longe de você, não grite.
Evite fazer esperar quem está telefonando.
O uso do celular é imprescindível. Na verdade, é uma exigência dos tempos atuais, seu uso também desencadeou normas próprias de bom senso, para o seu melhor uso.
Nunca deixe o aparelho celular sobre a mesa nas refeições.
Deve-se desligar o telefone celular em situações de cerimônia; refeiçoes; recepções; atos sociais (públicos ou privados); enterros; cinema; teatro, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails