O ato de brindar vem sendo transmitido através das gerações. O objetivo é homenagear um convidado de honra, que pode ser um amigo, vindo do exterior, ou um familiar comemorando uma acontecimento especial, como: noivado, casamento, o nascimento de um filho, batizado ou formatura. Os motivos variam e inspiram a realização de um brinde. É um ato socialmente festivo.
Cabe ao anfitrião propor o brinde. Entretanto, nada impede que seja a anfitriã quem o faça, ambos deverão estar em sintonia.
Quem dirige as palavras deverá por-se de pé. Os convidados permanecem nos seus assentos. Tendo terminado o breve discurso, ergue-se o copo ou taça e bebe-se um gole da bebida oferecida. Os convidados imitam o gesto. A pessoa homenageada deve responder com palavras de agradecimento, se assim o quiser, pondo-se de pé. Ao finalizar, ergue o copo e bebe um gole. Pode, ainda, manifestar-se com um sorriso franco, pois inexiste obrigação de se dirigir aos presentes no acontecimento.
Regras de ouro:
- Seja breve nas palavras que dirige aos presentes. Evite estender-se em demasia;
- Jamais brinde com refrigerante, água ou suco de fruta, valendo-se de um copo/taça vazio(a);
- Controle a forma de beber, deixando permanecer parte do conteúdo;
- Aquele que não ingere bebida alcoólica, no momento de brindar, eleva o copo/taça aos lábios, sem tocá-la com os lábios;
- Durante o discurso, pára-se de comer ou beber;
- Deve-se brindar somente com vinho, champagne ou espumante;
Os copos/as taças não precisam chocar-se entre si. Todavia, poderá fazê-lo com as pessoas ao redor, sem se erguer de onde esteja sentado;
O momento certo de propor o brinde é na hora da sobremesa, mas há quem prefira executá-lo após o prato principal. Na realidade, inexiste uma regra rígida em relação ao momento.
A mensagem deverá conter palavras sinceras e, acima de tudo, difundir calor humano por desfrutar da presença de todos.
Adorei. E relembrei muitas dicas de mamãe.
ResponderExcluirEliane, ja reparou que o melhor que temos trazemos da educação que recebemos em nossa casa junto aos pais?
ResponderExcluirEsta perdura e serve de base. Assim como você, eu também me lembro muito da minha mãe, que com paciência ensinava...Obrigada
Abraço.
Martha