terça-feira, 1 de junho de 2010

Relógio, o cronômetro da vida


A humanidade sempre necessitou imperiosamente de organizar o cotidiano da vida. Dessa forma, um dos inventos importantes, foi passar a cronometrar o tempo. Surgia o relógio, estilizado sob vários formatos. É uma das mais antigas invenções humanas.
Existem registros históricos dos primeiros relógios de Sol. Acredita-se terem sido usados pelos gnomos, aparecendo na Judeia ao redor de 600 anos a.C.
Os primeiros relógios não marcavam as horas como hoje. Simplesmente, dividiam o dia conforme o movimento do Sol. Não funcionavam à noite, tampouco em dias nublados ou chuvosos, eram imprecisos.
Ao longo da História, os relógios foram acompanhando a criativa evolução do homem. Mecanismos exatos foram aperfeiçoados. A medição da passagem do tempo seguiu uma trajetória, tal como: relógios de água ou clepsidras, areia ou ampulhetas, mais tarde os mecânicos. Recentemente, os de quartzo, evoluindo até aos padrões atuais de césio e máser de hidrogênio.
Foi na Europa, por volta do Século XIII, especificamente na atual Alemanha, que surgiram os primeiros relógios mecânicos. A contagem das horas aconteceu quando Galileu Galilei definiu as regras do movimento pendular. A partir do Século XVII, os ponteiros para marcar minutos foram incorporados.
Os relógios passaram a ser encarados como jóias, exibindo beleza ao estilo de verdadeiras obras de arte, além da riqueza na ornamentação. Nos palácios e residências das classes abastadas, durante os Séculos XVII e XVIII, os relógios de parede e coluna surgiram como peças decorativas.
No Século XIX, Antoine Patek, conde polonês, associou-se ao relojoeiro francês Adrien Phillipe, criando a marca de relógios que alcançou fama e renome mundial, Patek-Phillipe. Foi considerado o que havia de mais preciso na indústria da época.
O relógio de pulso só foi patenteado no Século XX, pelo inventor inglês John Harwood, registrando-o em 1924. Este novo modelo veio substituir o relógio de bolso.
Na atualidade, a indústria de relógios, relativamente recente, é uma das mais evoluídas, marcando a constante preocupação do homem com a medição de sua existência neste planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails