A palavra fondue deriva do francês “fondre”, que significa derreter.
Este prato, consiste basicamente de queijo tipo Gruyere ou Emmental, derretido num rechaud, ou outro equipamento aquecido, acompanhado de pedaços de pão, batatas e cenouras. Os ingredientes são mergulhados na mistura de queijo derretido, provendo-se cada comensal de um garfo próprio, de duplo dente, longo e fino, geralmente com uma ponta de cor diferente na extremidade do mesmo, a fim de individualizar os comensais.
Na década de 1950, o fondue ganhou espaço nas cozinhas do exército suíço, tornando-se conhecida dos soldados, que levaram a receita para as residências.
Ganhou fama internacional na década de 50, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse (New York), serviu a curiosidade européia. Para complementar, criou-se o fondue de chocolate, servido como sobremesa.
O fondue é servido para número limitado de pessoas à mesa, pois exige equipamento especial. Lembre-se: o número de convidados estará restrito à quantidade de aparelhos de fondue disponível.
Regras próprias do fondue:
• O garfo, acima descrito, não será levado à boca, pois, além de correr o risco de queimar os lábios, não é higiênico, tendo em consideração que cada bocado do alimento esteve mergulhado no recipiente com queijo;
• O garfo é individual;
• Cada convidado deverá ter um prato, tamanho sobremessa, garfo e faca, dos quais fará uso para comer os alimentos;
• O aparelho de fondue deve ser colocado no centro da mesa de modo que cada comensal tenha acesso ao mesmo;
• O pão, devidamente cortado em cubos, as batatas e cenouras, deverão estar em recipientes separados dispostos na mesa.
Existe a variação do fondue de carne, ou borguignon, filet mignon cortado em cubos ou tiras cozidas no óleo; o fondue de chocolate, no qual se usa pequenos pedaços de frutas frescas sumergidas no caldo de chocolate, cujo molho é de fácil preparação.
O fondue chinês, também à base de carne (cortada tipo carpaccio), ou peixes e legumes, fervidos num caldo de carne (consomé), com especiarias. Existe, ainda, a versão do fondue japonês.
Trata-se de uma refeição para poucas pessoas, especial para um evento íntimo, sempre quente, ideal numa noite de inverno.
Aníme-se e disfrute de um jantar alegre, diferente e delicioso.
tradicional fondue de queijo
nossa adorei o blog!!!
ResponderExcluircheio de dicas otimaas!!!
parabénsss!!
bjuss
Monikita: obrigada pelo elogio, espero tê-la sempre visitando o meu blog.
ResponderExcluirAbraço
Martha
ADOREI
ResponderExcluirAudenora Maria , que bom que voctê gostou, o fondue é um prato delicioso. Aproveite.
ResponderExcluirAbraçcos.
Martha Galli