Fabricados na antiguidade em cerâmica, madeira, metal, ou pasta de vidro, os pratos, ou bacias, confundem-se com a história da humanidade.
A designação “prato”, no sentido de vasilha individual, surgiu no Século XVI, substituindo a tábua, ou travessa, usada na era medieval para ajudar a cortar alimentos, que normalmente tinha o formato de placa redonda, ou quadrada, que também era fabricada em metal ou vidro, e sobre a qual colocava-se o pão, a fim de absorver o caldo de alimentos sobre ele colocados.
De acordo com relatos históricos, o prato individual (mazarine) foi introduzido na França pelo Cardeal Mazarine (1653), sendo este homenageado pela novidade, que passara a ser referida com seu nome.
Existem registros, devido à pesquisa arqueológica em todo mundo de civilizações do passado, que confirmam terem sido os primeiros pratos fabricados em estanho, prata ou ouro, sendo destinados aos nobres e reis, cabendo ao povo comer em caçarolas.
O prato era considerado símbolo de luxo. A faiança e porcelana foram difundidas, juntamente com as demais peças de serviço de mesa, no reinado de Luis XV.
No final do Século XVIII, os pratos popularizaram-se como utensílio na mesa.
Em 1750, apareceram os pratos cobertos por cima com tampa em forma de sino, ainda notado nos dias de hoje, em restaurantes de alto luxo, dessa forma, outorgando ao prato em questão, e à refeição, um ar de pompa e refinamento inigualável.
pratos bem decorados
Tipos de pratos para servir
tipos de pratos
amei, amei,amei esse blog.Vou virar seu fã e ler ele todos os dias. Vc nem imagina o quanto me ajudou com essa postagem.Obrigado!
ResponderExcluir[Lito]
Prezado Leitor(a);
ResponderExcluirAgradeço as palavras de reconhecimento e tenho certeza de que fará bom proveito do conteúdo
dos artigos.
Cordialmente,
Martha Galli