sábado, 20 de fevereiro de 2010

Café - o começo de tudo

A planta de café é originária da Etiópia, centro da África, onde faz parte da vegetação natural. Foi a Arábia a responsável pela propagação da cultura do café. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho, assim o café ficou conhecido como "vinho da Arábia" quando introduzido na Europa no século XIV.

A partir de 1615 o café começou a ser saboreado no Continente Europeu, trazido por viajantes ao oriente. Até o século XVII, somente os árabes produziam café. Na época os alemães, franceses e italianos procuravam uma maneira para desenvolver o plantio em suas colônias.
Os holandeses trouxeram as primeiras mudas e as cultivaram nas estufas do jardim botânico de Amsterdã, o que tornou a bebida uma das mais populares no velho continente, passando a fazer parte dos hábitos dos europeus.
A partir destas plantas, os holandeses iniciaram em 1699, plantios experimentais em Java. Essa experiência de sucesso trouxe bons resultados econômicos, impulsionando outros países a tentar o mesmo.
Com as experiências holandesa e francesa, o cultivo de café foi levado para outras colônias europeias. A crescente demanda do mercado consumidor na Europa propiciou a expansão do plantio de café em países africanos e a sua chegada ao Novo Mundo. Pelas mãos dos colonizadores europeus, o café chegou ao Suriname, São Domingos, Cuba, Porto Rico e Guianas. Foi por meio das Guianas que chegou ao norte do Brasil. Desta maneira foi difundido em todo o mundo.

O hábito de tomar café foi desenvolvido na cultura árabe. No início, o café era conhecido apenas por suas propriedades estimulantes e a fruta era consumida fresca, sendo utilizada para alimentar e estimular os rebanhos durante viagens. Com o tempo, o café começou a ser macerado e misturado com gordura animal para facilitar seu consumo durante as longas viagens.

O hábito de tomar o café, principalmente em Veneza, estava associado aos encontros sociais e à música. As cafeterias desenvolveram-se na Europa durante o século XVII, enquanto florescia o Iluminismo e se inoculava a Revolução Francesa.

O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviara às Guianas com essa específica missão.

As condições climáticas propiciaram, o cultivo de café que se espalhou rapidamente, com a sua produção voltada para o mercado doméstico. No Brasil o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, num espaço de tempo relativamente curto. O café passou de uma posição secundária para a de produto-base da economia brasileira.

Por quase um século, o café foi a grande riqueza brasileira. As divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e o inseriram no cotizado comércio internacional.

Esses preciosos grãos renderam frutos que são um verdadeiro legado econômico e cultural para o país, mesclando-se com a própria história do Brasil e do seu povo.


 
Bule de Café

 
Planta de café 

  
café preto

 Diversos tipos de grãos de café


 
propaganda de incentivo para bebê-lo


 
Cartaz Café

8 comentários:

  1. Ah! que luxo, agora sim....estou em um blog de uma Miss linda!!! adoro café e foi bom ler um pouquinho mais sobre essa delicia. um beijo doce e apareça nas abobrinhas!!

    ResponderExcluir
  2. Roberta, as doces abobrinhas, são gostosas e lindas, na verdade um encanto!
    Obrigada pelo elogio e a visita.
    Abraço
    Martha

    ResponderExcluir
  3. Nossa, café é muito bom, e sempre tem uma horinha certa pra tomar, aquela em que você lembra do aroma e do sabor! Ah, aqui em casa estamos numa fase, apreciando mais o cafezinho!
    Até brinco com minha mãe dizendo: "vou ali fazer uma receita de café"! Sabe que muitas pessoas o fazem sem medida, assim cada dia está de um jeito, eu fazia assim. Na casa da tia do meu esposo que é cafeicultor tem uma receitinha e aprendi e dá certo. Então vou te passar :
    1 copo americano grande bem cheio de água filtrada
    1 colher de sopa de pó de café bem cheia( e alta com o pó)
    2 colheres de sopa de açúcar rasa

    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Adriana,
    já testei a sua receita,já estou adotando desde agora. Vamos desfrutar juntos o nosso cafezinho.
    Obrigada pelo comentário!
    Abraço,
    Martha

    ResponderExcluir
  5. Adorei a pesquisa. Adoro café, bala de café, sorvete de café...bom demais!

    ResponderExcluir
  6. Eliane, eu também adoro café!
    Aprendi aqui no Brasil a apreciar essa deliciosa bebida, em especial o café "carioca" sou muito grata a vocês.
    Abraço
    Martha

    ResponderExcluir
  7. Sempre é legal conhecer um pouco da história de uma bebida gostosa como o café. Parabéns pelo breve resumo e riqueza de detalhes.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Regina, obrigada pela sua visita e elogio ao meu Blog.
    Compartilho o gosto da bebida do café, espero ter-la sempre por aqui.
    Atenciosamente.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails