Existem gestos variados de cortesia e generosidade, um deles é oferecer um presente para alguém, por diversas razões. Seja pelo aniversário, data de namoro, aniversário de casamento, batismo ou inúmeras outras ocasiões.
Na maioria dos países, os presentes devem ser abertos na hora de recebê-los e também devem-se abrir na frente da pessoa que o está ofertando, é a melhor maneira de agradecê-lo pelo gesto.
Existem países como o Japão, que os presentes são recebidos e por razões opostas de educação, não deve ser aberto, faz-se na intimidade. Posteriormente se agradece por escrito, ou com um telefonema. Um dos motivos para agirem assim é para evitar comparações com outros presentes, e também para não mostrar em público seus sentimentos de agrado ou desagrado. Eles aprimoraram a descrição.
Sempre que for abrir o presente faça de maneira ordenada, nada de rasgar demais o papel ou tampouco desmanchá-lo com minuciosidade, pois fica parecendo que está tentando guardar o papel para voltar a usá-lo.
No caso de receber um perfume, abra-o e cheire, ou se forem bombons, abra e ofereça a quem está ao seu redor ,ou aos outros convidados no caso de um jantar, aproveite a hora do café e ofereça.
De preferência acompanhe o seu presente com um cartão, e quando receber é de bom tom ler o que está escrito, agradecer as palavras e logo depois abra o presente.
Se o presente for enviado, faça um telefonema agradecendo, exceção feita nos presentes de casamentos que depois da lua de mel os noivos enviam um cartão de agradecimento.
Lembre-se que presentear é uma arte.
"Aprecia qualquer presente que alguém te der."
(Erasmo de Rotterdam)
Presentear é uma forma de de agradecer
Sempre que puder abra o presente na frente de quem esta lhe dando
Seja cuidadoso na abertura do presente
Consulta:
ResponderExcluirEm um jantar informal, recebendo amigo em minha casa, se sou presenteado com uma garrafa de vinho, esta deve ser aberta para acompanhamento ou deve-se abrir uma de seu estoque e guardar a garrafa recebida?
Bom dia Roberto, antes de mais nada, desculpe o atraso na minha resposta.
ResponderExcluirSobre a sua pergunta achei ela muito interessante, e me alegra este tipo de questionamento, pois demonstra da sua parte o verdadeiro anfitrião que há em você.
O vinho que você recebe pode abrir ou guarda-lo para uma outra ocasião, agora lhe explico porque:
1) Existe um menu escolhido de antemão que será servido na ocasião, consequentemente todos as bebidas também foram escolhidas. Basta ter o conhecimento se o vinho recebido combina com os pratos a servir. Se combinam abra-o e brinde a vida junto com quem ofertou!
2) O vinho recebido pode não servir como bebida ideal para essa refeição, leia o rótulo cuidadosamente, agradeça e explique a pessoa que lhe ofereceu com generosidade, que o vinho é excelente, mas que irá guarda-lo para outro momento. Agradeça e deixe bem claro que numa outra ocasião você irá servi-lo. O ideal será que essa pessoa seja convidada novamente para lhe prestigiar e mostrar o quanto você apreciou o presente.
Também pode servir antes da refeição, mas sempre ira depender do que você ja tinha preparado, misturar vinhos é um tanto perigoso. Sempre prevalecerá o bom senso.
Desfrute do momento, brinde á vida!
Atenciosamente.
Martha Galli
Boa noite Martha.
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua resposta. Clara e concisa.
Atenciosamente
Roberto, foi um prazer!espero poder lhe ajudar sempre.
ResponderExcluirMartha Galli
Boa tarde. Estou organizando uma festa e minha cliente não quer abrir os presentes. Vamos usar post it mas onde posso colocar esses presentes? Uma cesta, uma caixa? Tenho receio de deixar em outro lugar porque podem ser remexidos e até roubados.
ResponderExcluir