domingo, 24 de janeiro de 2010

Decantação do vinho

A decantação do vinho é um procedimento mais complexo que a aeração. Significa separar do vinho qualquer sedimento que dele tenha se precipitado durante o processo de fermentação.

Geralmente, o sedimento formado pelos resíduos de cor de outras matérias particulares, está presente em vinhos mais velhos, como os cabernet sauvignon e os Porto safrados.

Ao se retirar do descanso um cabernet mais velho e segurá-lo contra a luz, é possível observar-se uma crosta no interior da garrafa. Trata-se do sedimento. É claro que é possível beber-se um vinho velho sem decantá-lo do sedimento, nao é perjudicial, apenas ligeiramente arenoso.

Nao existem regras para decantação dos vinhos. Contudo, os vinhos de 10 anos ou mais, serão os que precisam dessa prática. No caso de que não tenha ocorrido a liberação de sedimentos, não se faz necessário a decantação.

Decantar o vinho nao é  difícil. Em primeiro lugar, recomenda-se que o vinho seja deixado em pé com alguns dias de antecedência, a fim de que os sedimentos sejam depositados no fundo da garrafa. Remova a rolha suavemente e com cuidado, despeje o vinho num decantador, também suavemente. Quando restarem mais ou menos dois dedos no final, é possivel observar-se os sedimentos aproximando-se do gargalo da garrafa, é o momento de parar o processo de decantação. O vinho limpo estará todo no decantador, o sedimento ficará na garrafa. 

Recomenda-se decantar os vinhos tânicos por volta de uma hora antes de ser servido.

Os vinhos menos tânicos, e mais frágieis, talvez não necessitem da decantação. Todavia, se necessário, por apresentar sedimentos, podem ser decantados antes de serem servidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails