sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Chocolate - a História além da delícia


Por volta de 1.500 a.C, o cacau apresentava os vestígios da descoberta do chocolate. Os precursores pertencem à civilização Olmeca, que habitava o México na época. Posteriormente, o cacau foi aproveitado pelos Maias e Astecas, em forma de bebida, em cerimônias religiosas. Era considerada a bebida dos deuses. O cacau torrado era servido com especiarias e mel. O cacau era um ativo de alto valor e importante na América Central pré-colombiana. Os grãos de cacau chegaram a ser usados como moeda.
Até o século XVI, os europeus nunca haviam ouvido falar da popular bebida dos povos das Américas do Sul e Central. A partir da conquista dos Astecas, pelos desbravadores espanhóis, o chocolate passou a ser importado pela Europa, onde rapidamente tornou-se favorito na Corte Espanhola. Os conquistadores espanhóis introduziram a delícia na Europa, onde passou a ser considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético.
A Espanha foi o primeiro país na Europa onde o chocolate, servido quente, tornou-se uma bebida favorita. Inicialmente, nos círculos aristocratas, depois de forma geral. Somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica. Depois, o cacau foi se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Durante cerca de 100 anos, a Espanha manteve o monopólio do comércio de grãos de cacau, graças às plantações de Hérnan Cortés.
Os ingleses tinham suas plantações nas Índias Ocidentais, após terem capturado algumas dessas ilhas dos espanhóis, como Trinidad, Jamaica, etc.
Os suíços tiveram a idéia de misturar o cacau ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje.
Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu inalterado. Quando a Revolução Industrial chegou, muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje, além de tornar a produção em massa, e mais barato. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas. Isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.
Nesse meio tempo, porém, esta deliciosa bebida tinha começado a ficar conhecida em outros países da Europa Ocidental. Eles começaram a plantar cacaueiros em colônias tropicais onde o clima era favorável.
Em 1700, as "Casas de Chocolate" começaram a competir com as "Casas de Café", em Londres. Uma xícara de chocolate quente não era mais um luxo somente para os ricos. A produção de chocolate foi, então, levada da Inglaterra para o "Novo Mundo". Em 1765, foi fundada a primeira fábrica de chocolate no Estado de Massachusetts, Estados Unidos, na época colônia inglesa, conhecido como Nova Inglaterra nos dias atuais. Desde então, o chocolate quente tornou-se uma bebida preferida na América do Norte.
Os holandeses plantaram cacau nas colônias do Extremo Oriente, nas ilhas das Índias Orientais (atual Indonésia). Com o tempo, Amsterdã firmou-se como o centro de importação de cacau na Europa. Atualmente, cerca de 15% da produção mundial de cacau é comercializada via Amsterdã. A metade é fabricação própria de chocolate, e o restante vai para os outros países europeus.
Em 1828, um fabricante holandês de chocolate chamado Conrad van Houtten descobriu um método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos, transformando-a em manteiga de cacau. Em seguida, passou a espremer o líquido pastoso até que pedaços duros de cacau permaneciam inteiros. Valeu-se da moagem, gerando o cacau em pó, que se dissolvia facilmente na água quente. Dava origem à bebida agradável, suave e saborosa, tornada mais adocicada com a adição de açúcar. No entanto, saborear chocolate em pedaços veio gerar um consumo popular 20 anos depois, por volta de 1847, quando uma firma inglesa, Fry and Sons (mais tarde associada à famosa Cadbury) começou a produzir chocolate doce em barras para comer (e não apenas chocolate usado em bebida).
Em 1875, um fabricante suíço de chocolate desenvolveu o conceito de criar uma barra de chocolate ao leite, usando leite fresco. Desde, então, numerosas fábricas de chocolate, em todo mundo, desenvolveram os mais diversos tipos de chocolate: doce; meio-doce; amargo; com leite ou sem leite; com ou sem nozes; licor e sem licor, e inumeráveis tipos de chocolates para satisfazer exigentes paladares.
Na fabricação do chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e, possivelmente, leite. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final. A fabricação de chocolate é composta de cinco etapas básicas: malaxação; refino; conching; tempera, e modelagem.
Típico de clima tropical, o cacaueiro encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, principalmente nas regiões do Estado do Espírito Santo e o sul da Bahia, mais precisamente Ilhéus.
 
os bombons finos

  
o famoso brigadeiro

as frutas envolvidas com chocolate derretido


 
barra de chocolate amargo e chocolate em pó



chocolate ao leite

e agora o famoso Cacau




6 comentários:

  1. Que delicia!
    Hoje tenho um selinho para você,confirme, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de seu blog e da delicadesa que transmite sempre.Hoje peço sua ajuda. Em uma mesa de café da manhã,servida com um pratinho de sobremesa para o paõ,como faço para comer as frutas que naõ saõ servidas em taças,como o mamaõ,e que sujarão o pratinho? Meu jogo so tem um pratinho para cada xicara.(entre os de casa,nos levantamos e lavamos o pratinho).

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog. Têm dicas interessantissímas. Já estou te seguindo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Empresária de sucesso: sinto-me honrada com o seu selinho, muito obrigada!
    Martha

    ResponderExcluir
  5. Maria Claudete, espero te-la sempre no meu blog. Comentários são sempre muito bem vindos, na verdade são um estímulo para prosseguir. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Seguidor anônimo: espero poder responder em tempo a sua pergunta sobre o pratinho para comer mamão ou outras frutas:
    1- Coloque na mesa um outro pratinho, mesmo que não seja do mesmo jogo, de uma cor neutra, também servem os de vidro transparente, são práticos. As maioria das frutas sujam o prato, mais isso não deve ser um problema para saboreá-las. Você e os seus convidados ou familiares devem fazer a refeição com tranquilidade, em ordem sem estresse.
    beijos,
    Martha

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails