segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Como se destacar com elegância

Denominamos de elegante toda pessoa possuidora de graça espontânea, detentora de suaves movimentos.
A elegância é o resultado de vários elementos encontrados em todas as belas obras de arte. Não só se atribui elegância às obras simples. É notável na arte, bem como na natureza, além daquelas restrita aos intelectuais, especialmente as demonstrações.
A elegância de uma demonstração consiste em primeiro lugar que seja simples, depois acabada, leve e não recarregada, ou seja, obtida pelos caminhos menos complicados.
Quando nos deparamos na presença de uma demonstração destas qualidades, sentimos prazer estético muito semelhante ao que experimentamos quando contemplamos certas obras artificiais qualificadas de elegantes.
Às pessoas interessadas em se desenvolver na sociedade, está permitido certo charme, indicando o desejo de agradar. Sabemos que será melhor acolhido aquele que tem maior cuidado em se fazer agradável aos olhos das demais pessoas.
Jamais será aceito ou visto de bom gosto o abandono na maneira de vestir e no asseio pessoal, pois, com essa atitude, demonstra-se desdém à opinião alheia.
A pessoa pouco cuidadosa torna-se ridícula aos olhos dos próprios amigos. E tanto a apatia, como o abandono de si próprio, estimula o afastamento de todos.
A exceção da regra surge somente quando se lida com excêntricos, sábios ou gênios.
A elegância veste-se de simplicidade. Não é necessário investir demasiado em roupas de grife, mas, sim, prestar atenção na seleção delas e dos acessórios.
O importante é apresentar-se com harmonia, cuidando da combinação das cores das roupas, e que seja apropriada à circunstância. Não se deve vestir-se pela manhã, para um passeio, ir ao shopping à tarde, ou ir-se à noite a uma recepção com a mesma roupa. Cada momento do dia requer um tipo de vestimenta.
Prestando atenção e tomando-se os devidos cuidados, poder-se-á adquirir um aspecto elegante, sempre lembrando de que se deve destacar o esmero no asseio pessoal. Todos devem assim agir. Unhas sujas ou mal cortadas; dentes descuidados: cabelos desalinhados, etc, afetam o bom efeito que uma vestimenta pode produzir. Estes incômodos da aparência podem ser evitados a baixo custo e com simplicidade.
A pessoa elegante jamais abusa de jóias ou bijuterias. O indispensável é suficiente. Pode-se cuidar da vestimenta sem demonstrar-se presunção ou afetamento. A dignidade pessoal sempre está aliada ao desejo de agradar às pessoas em geral.
Naturalmente, indivíduos com espírito cultivado são elegantes. Representam um modelo de elegância e de bom tom, pois sabem instintivamente aquilo que é bom, sem ser excessivo. Todavia, admite a qualidade de todos adereços.
O verdadeiro ser elegante não se limita às manifestações exteriores de cortesia, pois as cultiva com boas maneiras.
A cortesia nasce do amor aos nossos semelhantes, do temor de ferir ou de ofender, de machucar nosso amor próprio, ou alheio.
Aquele que pratica a cortesia se faz parecer mais gracioso, simpático e atraente, até aqueles menos favorecidos por natureza em aparência física.
A pessoa de boas maneiras é modesta, cortês, e generosa. Jamais ofenderá com palavras ou gestos. Ela deverá refinar os gostos e costumes, corrigindo os próprios defeitos, numa autocrítica positiva. Vai se valer do emprego de palavras corretas e a linguagem adequada. Não se deixa levar pela primeira impressão ou capricho. É temerosa de ferir a susceptibilidade dos outros, nada esquece e lembra de que, viver em sociedade, exige cortesia e educação.
Mantenha em mente que respeitar as demais pessoas, ao seu redor social, é notável e desejável.

Alguns exemplos de elegância:

 
Coco Chanel



 Richard Gere


Grace Kelly


 Pierce Brosman


o casal Jackie e John Kennedy


Sean Connery


George Clooney


Audrey Hepburn

8 comentários:

  1. Amei tudo! Parabéns! Estou seguindo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada. Elogios como este soam como reconhecimento e servem de estímulo.
    Martha.

    ResponderExcluir
  3. A ELEGÂNCIA É O PRIMEIRO PASSO . CREIO EU , PARA SER BEM ACEITO E SE PORTAR BEM EM QUALQUER LUGAR E OCASIÃO! AMEII !! ♥

    ResponderExcluir
  4. Mariana: a sua sensibilidade em reconhecer a importância da elegância, faz de você uma pessoa diferente, tire proveito disso.
    Obrigada pela visita, espero tela sempre visitando o meu Blog.
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! Não prestava muita atençao nisso mas, agora percebi o quanto ser elegante faz bem a nossa imagem e a nós mesmos.
    Já estou visitando o seu blog que é simplesmente FANTÀSTICO. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Aléxia: obrigada pela sua visita, venha com frecuencia visitar o meu blog! Sempre encontrará novidades.
    Abraço.
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  7. Alice-
    Dicas maravilhosas vão ser muito úteis no meu cotidiano. Me fez lembrar também de alguns fatos que eu já sabia por ter recebido na minha educação mas havia esquecido. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Alice, obrigada pelos elogios e a usa visita ao meu Blog. Lembre das dicas que já recebeu e complemente- as com outras que tenho prazer de compartilhar comos meus leitores.
    Abraço.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails