domingo, 5 de setembro de 2010

Primeira Comunhão

A Eucaristia tem origem na Última Ceia de Jesus Cristo, celebrada com seus discípulos. Nela, Jesus pronunciou uma oração de ação de graças, partiu o pão e deu de comer a eles junto com o vinho, dizendo que “o pão era Seu corpo, e o vinho, Seu sangue”. Pediu-lhes que cada vez que fizessem aquele gesto o fizessem em Sua memória.

Até o Século IV, a Primeira Eucaristia era feita ao batizar-se um adulto. Com o passar dos tempos, e diversas razões, distanciou-se um Sacramento do outro.

Na atualidade, os católicos entendem fazer parte da iniciação cristã de uma criança. Sendo a família o principal agente educador, entende-se que ela reflita e atualize o compromisso cristão nessa ocasião.

Neste dia, as crianças vestem roupas especiais para a cerimônia, diferentes dos dias comuns ou festa. Esta maneira própria de vestir-se tem razão de ser, pois é um complemento da riqueza da simbologia do Sacramento, o qual está prestes a receber.

Para os meninos:

• A roupa pode ser composta de camisa e calça brancas, ou terno liso;

• A cor branca simboliza a pureza da criança que recebe Jesus pela primeira vez.

Para as meninas:

• Fazem a Primeira Comunhão com vestido branco, comprido até o joelho ou longuete, geralmente enfeitado com flores; rendas; pregas ou pasmaria;

• É costume prender-se o cabelo com laço ou coroa de flores, sempre na cor branca.

Outros elementos componentes da vestimenta:

• Medalha do Batizado

• Terço e a Biblia Sagrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails