O melhor meio de comunicação continua sendo a fala. O poder de comunicar-nos através de uma conversa é imensurável, todas as pessoas, sem exceção, precisam conversar umas com as outras, ou melhor, de serem ouvidas.
A melhor lembrança de uma boa conversa, fica quando temos a certeza que o outro nos ouviu. Isto ocorre quando a pessoa se dispõe a ouvir o seu interlocutor, mesmo que o que esteja falando não seja assim tão interessante para o ouvinte. Mas o fato é, que se a pessoa é boa ouvinte, a conversa flui de maneira agradável.
Incontáveis vezes, frequentamos alguns lugares onde todas as pessoas falam ao mesmo tempo, portanto a maioria levanta o tom de voz, na realidade, ninguém está interessado em ouvir a outra pessoa, todos querem colocar a sua opinião, isto cria um tumulto e a sensação de gritaria ou histeria colectiva.
A melhor atitude a ser tomada é mudar de ambiente ou lugar, se isto resulta impossível, tente fazer a diferença falando baixo, mesmo se estiver num grupo e a maioria não lhe ouvir bem. Agindo desta maneira, despertará nas outras pessoas maior interesse. Em decorrência disso, elas também seguirão o seu exemplo falando baixo.
Evite falar alto demais, mesmo na sua intimidade e em momentos de discussão, pois o efeito será justamente o contrario ao que se deseja, a outra pessoa se fechará e não mais lhe ouvirá. Você ficará falando sozinho, ou pior, gritando sozinho.
Pode ser que a outra pessoa reaja da mesma forma que você, e o resultado será desastroso, duas pessoas tentando se fazer ouvir aos gritos.
Nada mais ultrajante que ser protagonista ou assistir a pessoas brigando em voz alta, resulta numa falta de respeito consigo mesmo e com outras pessoas, que por ventura estejam ao seu redor. Como diz o bordão popular: "ninguém merece".
Mantenha a educação, seja atencioso e controle o seu tom de voz.
Jamais parta para gritos, com certeza o resultado não será dos melhores, certamente não gostará, e lembre- se, depois é difícil reparar.
"As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde"
(Provérbios )
Nenhum comentário:
Postar um comentário