sexta-feira, 5 de julho de 2013

Você sabia dessa? - O mistério das noivas através do véu


 O grande sonho das mulheres é casar, e quando esse sonho chega, logo vem à imaginação: A noiva devidamente trajada fazendo a usual entrada triunfal com véu e grinalda. 

No século V, na Grécia e em Roma, para o casamento a moda eram véus compridos e transparentes, porém a cor usada era o amarelo intenso cobrindo o rosto.O véu nupcial era tão comprido que chegava até os pés, pelo que era imposto ao traje durante séculos. Por sua vez, o véu facial se tornou mais imponente. Ainda na Grécia, ele era usado com a intenção de proteger a noiva dos olhares invejosos e dos admiradores. 


Durante a Idade Média, a cor deixou de ser um fator essencial, e a importância ficou atribuída à riqueza do tecido e dos adornos. E fazia parte do dia-a-dia das mulheres e como símbolo de nobreza.

O tamanho era proporcional à riqueza da mulher. Quanto maior, mais rica ela era. O tecido e enfeites da peça eram fator determinante no grau de importância da pessoa dentro da sociedade. Também servia para proteger a pele e os cabelos dos raios solares, pois entendia-se que a pele clara era uma característica principal do status social. Já as mulheres mais humildes tinham a pele queimada pela exposição constante ao sol.

O famoso véu branco é também um símbolo de pureza. Basta pensarmos na figura de Maria (mãe de Jesus), ela sempre é representada com um véu. Visualmente ele passa um ar angelical e o uso dele, assim como o vestido branco, significa pureza e virgindade. Tendo seu uso constante no Cristianismo, com essa conotação religiosa e angelical. E o seu uso era comum nas igrejas ate a década de 1960.

Em árabe "Hijab" (véu) significa, ao pé da letra, o que separa duas coisas. Pois o véu da noiva mostra que a moça esta separando-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa e casada.

Finalmente, na Inglaterra e na França, o  véu se converteu numa peça imprescindível da toalete das noivas, com destaque na cor  branca,  totalmente aceito dentro dos conceitos dos finais do século XVIII. Assim, uma verdadeira noiva só estaria completa quando vestia o insubstituível véu branco.

O véu tem a função de cumprir a cerimônia, seja ela religiosa ou civil. Até porque, no final da cerimônia os convidados jogam o arroz para desejarem sorte e fortuna. 
Ao chegar na Recepção a noiva deverá retirar seu véu, evitando assim que atrapalhe os seus movimentos, tendo total liberdade para aproveitar sua festa.

           "O milagre do amor é que ele nos é dado para que possamos dividi-lo com os outros."





O véu da noiva criando mistério, na sua chegada a Igreja. 

4 comentários:

  1. obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado, volte sempre.
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Marta. Encontrei seu blog navegando aqui na internet e gostaria de aproveitar a oportunidade para tirar uma duvida. Vou me casar e queria saber se a mãe do noivo pode também ser madrinha. Ela é nossa melhor amiga em todos os momentos e entendemos que os padrinhos não devem ser apenas figurantes la na cerimonia. Tem toda uma responsabilidade por trás disso. em contra partida não sei se seria anti ético uma vez que ela já vai ter sei brilho e posição mesmo por ser mãe do noivo. O que eu faço. Espero que possa me ajudar. Um abraço e sucesso com o blog. Débora Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Pereza da leitora;
    desejo-lhe muitas felicidades no seu casamento, e espero que o meu Blog lhe ajude nos seus preparativos.
    Ao respeito de convidar a sua sogra como madrinha, acho desnecessário, ela já ocupa o melhor lugar, pois é ela quem vai conduzir o seu noivo e futuro marido até o altar.
    O lugar que a sua sogra e sua mãe irão ocupar é único, entende-se que são elas depois de você, a noiva, as mulheres com maior importância no casamento.
    Espero que a minha resposta atenda a sua pergunta, porém é bom lembrar que numa cerimonia cada pessoa ocupa o seu devido lugar, você estará honrando elas ( mães) dando a oportunidade de serem co-protagonistas junto com você.
    Atenciosamente.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails