sexta-feira, 6 de junho de 2014

Porque responder a um convite

Quando lhe é feito algum convite para participar a algum acontecimento na sociedade como casamento, aniversário, bodas, inauguração, etc pede-se a confirmação de presença no próprio convite, com as siglas RSVP.

O número de pessoas de uma lista de convidados é o fator determinante para uma boa organização e para lhe recepcionar adequadamente.
Sendo assim o anfitrião poderá fazer as encomenda certa de bebidas a serem servidas assim como organizar o cardápio.
Nas recepções formais, há um tempo limite para se dar a resposta de assistência, geralmente vêm impresso junto ao telefone ou mail do ceremonial.
As reuniões consideradas informais, o convite é feito por telefone ou e-mail, estes não indicam prazo limite, mas por respeito a quem convida, a pessoa  deverá responder com o máximo de rapidez.


Em casos que não é possivel dar uma resposta imediata, faça pelo menos com 48 hs de antecedência.
Importante ressaltar é que nunca deixe sem resposta a qualquer convite feito, já seja confirmando presença ou não.


Também é bom lembrar para evitar aparecer sem confirmação. Você não conhece os pormenores da organização, talvez o seu lugar foi ocupado por outro convidado o que você certamente desconhece. Ou alguma pessoa que você não leva bom trato foi convidada sabendo que você não estaria presente.
Evite forçar situações e colocar o seu anfitrião numa saia justa. Ao final, foi você que declinou do convite ou jamais teve a cortesia de responder.


Ante tudo seja educado, ninguém tem obrigação de lhe guardar por sempre o lugar por acaso você apareça.


A boa educação somente lhe dará alegrias!





2 comentários:

  1. Muito bom seu post! Infelizmente no Brasil ainda não temos como hábito responder a convites... E não entendo o por quê, já que quando fazemos festas vemos a necessidade e quando recebemos o convite acabamos por nos esquecer de confirmar ou não a presença.

    www.casandoempetropolis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prezada Natalia; obrigada pelo seu elogio. Espero a sua visita no meu Blog outras vezes!
    A sua colocação esta certa, mas está em cada um de nós cambiar os maus hábitos fazendo o certo com disciplina, outros irão fazer também.
    Cada um deve fazer a sua parte, não acha?
    Atenciosamente.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails