sexta-feira, 13 de maio de 2016

Levanto ou não o dedo mindinho?

Existia uma antiga tradição orientando as pessoas que ao comer ou beber algo, devia-se levantar o dedo mindinho como símbolo de refinamento ou boa educação.

Foi uma verdade durante muito tempo, mas nos dias atuais, a regra funciona justamente ao contrario, associada a pessoas inseguras ou com pouco traquejo social.

Cabe ressaltar que esse costume vem de épocas remotas onde as pessoas ainda comiam com as próprias mãos. Algo impensável nos dias atuais, não entanto devemos reconhecer que era uma pratica normal, aceita em todos os níveis sociais, por um simples motivo, os talheres eram reduzido a colher e faca que para piorar a situação eram utensílios compartilhados entre outros comensais.

O único detalhe que diferenciava os nobres ou alta burguesia do povo  reduzia-se a maneira de comer, pois os primeiros utilizavam somente três dedos da mão, enquanto que o povo em geral faziam uso de todos os dedos. Resultava fácil reconhecer a origem das pessoas observando a quantidade de dedos utilizados para levar os seus alimentos á boca. 

Uma vez introduzido o garfo depois de varias tentativas frustradas, este veio para ficar definitivamente a partir do século XVII. Aos poucos as pessoas foram utilizando o novo talher deixando de lado o velho costume. Mas mantiveram como símbolo de educação e refinamento o gesto de esticar o dedo mindinho que no começo serviu de auxilio para retirar restos de alimentos que ficavam ao redor da boca ou entre os dentes.

Até pouco tempo ainda era educado, manter ereto o dedinho embora não tivesse nenhum propósito além de mostrar a boa educação com esse pequeno detalhe.

Na atualidade esse costume caiu em total desuso, chegando até parecer como um tanto teatral e exagerado que em nada combina com os dias atuais.

Para aqueles que ainda tinham algum tipo de duvida ao respeito fica aqui a dica. Se há alguém tentado manter o antigo costume, recomenda-se o auto controle a fim de evitar cair nessa armadilha.

No mais, mantenha sempre as suas mãos com movimentos suaves e evite gesticular em demasia, lembre-se que as mãos não são as protagonistas principais, mas sim você com todo o seu corpo em absoluta harmonia e graça. 


  "A mesa faz mais amigos que a razão." 
(Publílio Siro)

2 comentários:

  1. Martha! Estou para encontrar outro blog tao informativo quanto o seu! A cada post, fico mais admirada. Que bom que existem pessoas como voce colocando a etiqueta ao alcance de todos. Ja vou seguir agora mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Maiele, agradeço às suas visitas e palavras de elogio ao meu Blog. Tento sempre falar de coisas praticas, visando o bem das pessoas. O seu comentário é carinho me serve como incentivo para continuar trazendo movidades, venha sempre!!
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails