domingo, 24 de janeiro de 2010

Aerando o vinho

É verdade que os vinhos respiram e “abrem-se” quando expostos ao ar. Entretanto, é importante levar em consideração que tirar a rolha e deixar a garrafa pousada aberta por alguns minutos não tem a menor importância, como se pode notar sempre nos restaurantes.

A quantidade de ar que passa pelo reduzido espaço do gargalo de uma garrafa aberta é simplesmente pequena demais em relação ao volume de vinho para surtir qualquer efeito.

É preciso derramar o vinho num decantador para que seja oxigenado. Quando despejado na garrafa, deve-se deixá-lo “respirar”.

Os vinhos tintos delicados necessitam de atenção especial neste aspecto, pois poderá ocorrer que adquirem um sabor pesado.

Os vinhos brancos “abrir-se-ão” quando expostos ao oxigênio, embora o efeito seja menor. Talvez seja mais importante manter o vinho branco gelado, deixando-o na garrafa original.



2 comentários:

  1. Nossa tudo muito completo. Adorei o seu site !!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as palavras que servirão como recomendação para meu trabalho de divulgação. Reconhecer o empenho de uma pessoa é o melhor que se pode obter no contato com as pessoas.
    Martha.

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails