sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Chá - dicas de como preparar uma tarde agradável

Convidar amigos para um chá é uma forma sofisticada e agradável de se receber. Pode-se convidar para um chá durante a semana. Trata-se de uma refeição prática e leve. Geralmente, são reuniões femininas. Ao sábado e domingo, pode-se convidar casais. O chá é muito usual para receber as amigas e, também, uma maneira de comemorar aniversários.

O chá deve ser servido com certa sofisticação, mesmo que seja em casa com amigas. Requer uma dose de cerimonia, que está ao alcance de qualquer anfitrião de bom gosto, sem esquecer que o propósito é de se passar uma tarde agradável e informal. A anfitriã pode preparar dois ou três tipos de chás distintos, sempre lembrando que sejam de boa qualidade. O importante não é a variedade em si, mas a qualidade do chá a ser servido.

É indispensável um belo serviço de chá, que poderá ser de prata, porcelana ou louça. Todos estes itens serão colocados numa bandeja bem arrumada com um pano branco. O pano poderá ser o mesmo que se usa num jantar para servir o café, ou um menos requintado. Deve estar limpo e de cor neutra, preferentemente em tom pastel. A toalha, dependendo da formalidade e da elegância que pretendemos dar ao chá, poderá ser de organza bordada delicadamente. A mesa deverá estar arrumada com todos os elementos: xícaras, pratinhos de torta, facas e garfos pequenos, guardanapos, copos para água ou suco, sem esquecer das flores, muito apropriadas para reunião de amigas.

Se for um grupo pequeno, coloca-se na mesa a bandeja com o bule; o açucareiro, a leiteira, e um pratinho com fatias de limão bem finas sem a casca. Também recomenda-se colocar outro bule com café pois existem pessoas que preferem café com leite ao chá. Neste caso, é a anfitriã quem serve o chá ou o café aos convidados. Os doces e salgados deverão estar distribuídos na mesa, cada qual dispostos em recipientes coordenados com as xícaras, para que cada convidada se sirva.

O carrinho de chá é a maneira mais prática de servir na sala-de-estar e deverá estar arrumado com todo cuidado. Nele colocamos tudo que iremos servir. Tratando-se de um chá para muitas pessoas, recomenda-se arrumar em várias mesas, incluindo os pratinhos de doces e salgados. Neste caso, aconselha-se contratar um profissional, quem encarregar-se-á de servir o chá ou café aos convidados.

Outra maneira é organizar um buffet, onde colocamos tudo a ser servido, e cada convidado servir-se-á à vontade, tendo cuidado de deixar previamente os bolos e tortas fatiados. Lembre-se que os doces e salgados deverão ser pequenos, para que as pessoas possam usar os dedos para degustá-los.

Os ingleses têm o costume de convidar amigos para o high tea, que são chás mais copiosamente servidos entre as 18 e 21hs. Nós denominamos de lanche, começando mais tarde que o chá habitual, substituindo o jantar. Nesta ocasião, pode ser servido vinho ou champagne. Normalmente, realiza-se no sábado ou domingo, e se adapta muito bem para comemorações de aniversários.

O chá serve de ótimo pretexto para receber amigos e reviver um hábito cada vez mais difícil na vida moderna: a arte da conversação descomprometida e espontânea!




 

 


13 comentários:

  1. Querida Martha, adorei o seu blog e o conteúdo. Acredito que etiqueta é também educação. Uma maneira de respeitar o próximo, de ser agradável e demonstrar preocupação com o bem-estar do outro.
    Já estou seguindo o seu blog e com certeza seguirei também as suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Karol, quando somos educados demostramos respeito para as outras pessoas, adorei o seu comentário, demonstra a sua sensivilidade, vamos continuar juntas neste caminho.
    Abraço.
    Martha.

    ResponderExcluir
  3. Martha,

    Fui convidada para ir à um chá da cinco.Devo levar um belo arranjo de flores para a anfitriã?
    Abraço,

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Luciana, levar flores para a anfitriã que oferece um chá, nao é obrigatório, mas lembre-se que as flores sempre são bem-vindas, a gentileza nunca estará demais.
    Abraço, obrigada pela consulta e disfrute da sua tarde de chá.
    Martha

    ResponderExcluir
  5. Martha,
    minha filha fará sua 1ª comunhão as 15:00 de um domingo e após a cerimônia na igreja os convidados(20 pessoas da família) irão para nossa casa.
    Por causa do horário, que será aproximadamente 16:30, 17:00 horas, pensei em oferecer um chá.´Já encomendei um belo bolo, bem nascidos e alguns docinhos, mas quanto aos salgados gostaria de sugestões.O que vc acha?
    Gostaria de outras idéias.
    Um abraço
    Érica

    ResponderExcluir
  6. Prezada Erica;

    Primeiramente, parabéns pela sua filha que estará fazendo a 1º Comunhão.

    A decisão de comemorar com um chá é apropiada para a ocasião e horário.

    Sugiro-lhe organizar à moda de "high tea", quando poderá servir salgados e doces em igual proporção, pois, provavelmente, extender-se-á mais do que um simples chá da tarde. Levando em consideração o motivo da reunião, poderá caprichar nas bebidas.

    Os doces listados estão bem.

    Com relação à pergunta sobre os salgados, recomendo:

    · Canapés de diversos sabores;

    · Quiche ou torta salgada;

    · Pequenos sanduíches ou wraps variados;

    · Salgadinhos variados;

    · Frios

    Lembre-se: reuniões familiares costumam se extender acima do habitual. Portanto, cabe incrementar o menu, servindo um prato quente simples, por exemplo: crepe.

    As bebidas, devido ao acontecimento, deverão ser: chá; café; sucos de frutas; refrigerantes (alguns diets), e água. Não há necessidade de incluir vinhos, cerveja ou destilado, apenas champagne ou espumante para acompanhar o bolo.

    A proporção dos canapés é entre 12 a 18 unidades/pessoa.

    Os docinhos, 5 a 6 unidades/pessoa, considerando-se que haverá bolo. Favor prestar atenção na variedade dos docinhos, recomendo: doces de chocolate; frutas e nozes.

    “Bem Nascidos”, média de 3 unidades/pessoa, caso pretenda oferecê-los como lembrança da festa. Para sentir-se segura, encomende 5 unidades/pessoa. Se sobrar, você poderá congelar e aproveitar depois.

    Boa festa e sinta-se à vontade para novas consultas.

    Cordialmente, Martha Galli

    ResponderExcluir
  7. Querida Marta, boa noite!!
    Irei comemorar a festa de aniversario de 10 anos da minha filha com ummcha da tarde, nao verdade seria mais uma adaptacao para o tema , pois se trata de um aniversario infantil. Queria saber se em todas as mesas dos convidados devam ter xicaras pois e uma media de 60 pessoas estou sem saber como organizar . obgada Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Raquel: a disposição das xicaras deverá ser na mesa do buffet, pois trata-se de um numero grande de pessoas, se for menor coloca-se nas mesinhas.
      Neste caso resulta mais confortável que cada pessoa pegue a sua propria xicara e leve até o seu lugar, assim como o pratinho de doces e salgados.
      Deve lembrar como acontece nos café da manhâ de hotel ,cada um se serve á vontade e leva para sua mesa.
      Capriche na decoração da mesa, coloque tudo que for precisso, xicaras com pires, colher de chá, garfo e faca de sobremesa, e as comidas doces e salgados.
      Lembre das flores, ítem importante numa tarde de chá.
      Bom aniversário e disfrute!

      Excluir
  8. Quero comemorar o dia internacional da mulher, na minha igreja com um chá e não sei o que servir e como arrumar as mesastesde de já agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  9. Querida leitora: é muito simples, você pode servir doces e salgados, todos eles distribuídos na mesa do bufe.
    Estes doces podem ser docinhos pequenos como brigadeiros, cajuzinho, olho de sogra, entre outros, tortas diversas, tanto salgadas como doces, sandwish, pães diversos, geléia, manteiga, etc.
    Enquanto a arrumação da mesa sugiro que na mesa do bufe, arrume todas as comidas com um bonito arranjo de flores, elas trazem charme e colorido.
    Também poderá fazer mesas individuais de 4 ou 6 pessoas, devidamente forradas com toalhas e nelas colocar as xícaras com pires, pratinho de sobremesa, garfo, e faca de sobremesa, e a colher de chá, enfeite com o guardanapo colorido.
    Todas as mesinhas ficam bonitas com pequenos arranjos de flores, seguindo o padrão das flores da mesa central.
    A intenção é criar um ambiente harmônico e alegre ao mesmo tempo, lembre-se que quando tudo é bem feito as pessoas sentem-se especiais.
    As suas amigas y você merecem.
    Tenha uma ótima tarde de chá.
    Atenciosamente.
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  10. Cara, Marta
    Boa tarde e muitos parabéns pela bonita colaboração concedida a todos.
    Eu acabei de mudar para a minha casa ( 5 meses), e não tive oportunidade para fazer um "chá de panela", os meus amigos estão a aguardar por este evento a muito tempo, e como sou aniversariante no dia 19 de Abril, decide preparar uma tarde de chá para os meus amigos.
    Pretendo convidar 30 mulheres amigas, por gostaria de ter uma dica, sobre o que oferece-las.
    Atenciosamente

    Lizy

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Prezada Lizy:
    Você tem uma ótima oportunidade para receber as suas amigas e inaugurar a sua nova residência, além de mostrar as suas qualidades de anfitriã.
    Na hora do chá costuma-se servir alimentos doces e salgados, sucos, refrigerantes café e chá (variados).
    Lista de doces:
    Tortas de limão, morango,etc.
    Bolo de baunilha, chocolate, cenoura, nozes, apple-strudell, etc. (escolher aquelas que mas se adapte ao seu gosto pessoal)
    Pães variados, scones.
    Geléias de morango, laranja, damasco, etc (escolher 2)
    Sanduíches de presunto, queijo, etc.
    Quiche de presunto, queijo, torta de palmito, etc.
    Espero que esta lista possa servir de base para você preparar o seu chá.
    Lembre-se que os doces e salgados deverá servir em pequenas fatias, assim como os Sandwich prepara-los bem pequenos.
    Tenha um ótimo resultado.
    Atenciosamente.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails