sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Convidando para jantar em sua residência

Normalmente, os convites informais são feitos pelo telefone, e-mail ou pessoalmente, quando se encontram as pessoas.

Todo planejamento, organização e controle de qualquer evento ,relativo à reunião de pessoas, o item inicial é a lista de convidados. Quando se trata de um encontro social onde inclui-se refeição, a formalidade torna-se necessária. Além da lista acima referida, é importante preparar outra lista suplementar, caso ocorra a substituição de um dos convidados, para chegar-se até uma lista definitiva. Estes convites deverão ser feitos num prazo de 1 mês de antecedência. Caso seja um acontecimento mais informal, até uma semana antes. Definida e pronta a lista, faz-se o plano de mesa para acomodação dos convidados, seguindo-se as regras de presidência. As pessoas selecionadas devem responder ao convite, obedecendo-se o critério adotado pelo anfitrião. É preciso levar em conta que, quem faz o convite, precisa se organizar.

Deve-se lembrar que nunca se convida a uma mesma mesa 13 pessoas. Existem países, nos quais as pessoas são supersticiosas em relação a este número. Se for o caso, e não se tem como completar o par, divide-se em dois grupos de tal maneira que se tem um par de mesas com duas presidências. Por essa razão, é arriscado convidar 14 pessoas, pois se algum convidado falha à última hora ter-se-á um número ímpar.

O bom anfitrião tem sempre alguém de confiança que pode ser chamado à última hora em caso de alguma desistência. Desta forma, mantém-se o plano inicial da mesa. Logicamente, essa pessoa será informada da situação, daí a necessidade de se contar com alguém íntimo.

A lista de convidados depende do nível social e convívio do anfitrião. O sucesso de uma recepção ou encontro está sempre ligado às pessoas selecionadas cuidadosamente para o evento.
Deve-se ter alguns cuidados com os convidados, nunca sentar juntos pessoas que falam idiomas diferentes ou que se incompatibilizem, pode-se gerar uma situação constrangedora para todos. Mesclar pessoas de diferentes idades, profissões ou raça depende unicamente do critério do anfitrião, assim como o menu a ser servido na ocasião.

Dependendo do tipo de residência onde ocorrerá o acontecimento, determina-se o vestuário adequado, formal ou informal ou cocktail. Deverá constar ainda no convite a hora e local.

Acima de tudo, deve-se ater ao objetivo de convidar e reunir, num mesmo ambiente, um grupo de pessoas, selecionadas pelo anfitrião, para se compartilhar com elas uma momento festivo, animado e cujo ápice é servir uma refeição ou cocktail.

Deve-se aproveitar as melhores situações, compartilhando-se com aqueles que fazem parte de círculo de vida social.

Aproveitem!




 

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, sou admiradora da etiqueta e creio que ao contrário do que dizem por aí, ela existe para facilitar nossa vida e não dificultá-la.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ana você é daquelas pessoas que entendem da necessidade da "etiqueta", ela facilita nosso dia a dia como você afirna, e também nos torna mais respeitosos com as outras pessoas!!!
    Abraço forte,
    Martha.

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails