segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Taxi, transporte privativo

Os serviços prestados por um taxi encontram-se incorporados na vida de todos nós. No entanto, torna-se necessário obedecermos regras básicas de comportamento para usufruir deste meio privativo de transporte com tranqüilidade, evitando desgastes ou aborrecimentos eventuais, afetando a relação entre passageiro e condutor do veículo.
Na rua, procure sempre taxi devidamente identificado, em boas condições de conservação e, de preferência, dotado de ar condicionado (regiões de altas temperaturas). Solicitando de sua residência, peça um taxi pertencente a uma cooperativa (ou Rádio Taxi), pois são cadastrados e pode-se identificá-lo com facilidade, caso se esqueça de algo no interior do carro, ou outra necessidade.
Ao embarcar no veículo, certifique-se que o taxímetro esteja zerado.
Cumprimente ao motorista, sendo claro e preciso ao fornecer o endereço para onde quer ir. Se tiver sugestão de rota preferencial, explique-a ao taxista com detalhes. Evitará, assim, possíveis mal- entendidos, pois o motorista desconhece suas preferências pessoais.
Caso não deseje conversar com o motorista, responda simplesmente sim ou não a qualquer pergunta, ou comentário, que lhe seja dirigido durante o trajeto.
Na eventualidade do ar condicionado não estiver na temperatura que lhe agrade, seja gentil ao solicitar que a diminua, ou aumente-a.
Não se esqueça que o taxista ouve, mesmo sem ter a intenção de fazê-lo, tudo que se fala, no caso de estar acompanhado de outra pessoa, ou quando estiver ao celular. Deve-se ser discreto, mantendo voz em tom baixo. Assuntos privados devem ser resguardados. Isso diz respeito à segurança, além da boa educação, demonstrada para com terceiros.
Jamais coma ou beba no interior do taxi. Lembre-se: não é seu automóvel. Da mesma maneira, não deixe lixo no interior dele.
Exija do motorista prudência, não aceite alta velocidade, sua vida está em risco assim como a dele.
Caso o volume do rádio (ou cd player) esteja incomodando, solicite com gentileza para que o volume seja diminuido. Este é um direito do passageiro, e pode ser exigido livremente.
Pague sempre com dinheiro que não exija muito troco.
A gorgeta é bem-vinda, totalmente ao seu critério, ao motorista que lhe prestou bom serviço. Caso contrário, não precisa ser generoso.

Lembrete aos homens:
Quando pegarem um taxi acompanhado de uma mulher, abra-lhe a porta, deixando-a instalar-se onde não precise se mover, principalmente se ela estiver de saia justa, ou vestido para noite.
Chegando ao destino, desembarque primeiro, extenda a mão para ajudá-la sair, pagando ao taxista já do lado de fora.
Cortesia e educação jamais saem de moda. Ao contrário, o cavalheirismo sobreviveu todas as épocas.
E as damas agradecem.


antes de entrar, pergunte  se o taxi lhe poderá levar


pegue exclusivamente taxis que estejam devidamente identificados

Um comentário:

  1. Prezada leitora, a iniciativa do aperto de mãos parte das mulheres, somos nós as que estendemos a mão para qualquer pessoa que desejemos cumprimentá-la dessa maneira.
    Em caso de termos algum tipo de problema com essa prática, o recomendado é cumprimentar a pessoa em questão com um leve moviemnto da cabeza acompanhado de um sorriso y palvras de cumprimento.A pessoa comprenderá com isto a sua negativa de estender a mão.
    Abraço.
    Martha Galli.

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails