sábado, 23 de abril de 2011

O chapéu, accessório que remete romantismo

O chapéu tem como principal função a de aquecer e proteger a cabeça contra o frio ou calor, ao mesmo tempo de servir como complemento de estilo na vestimenta.


Antigamente cobria-se a cabeça com um lenço, sem ser exatamente um chapéu. Na Mesopotâmia usava-se turbantes ou bandanas de pele, já os sacerdotes israelitas portavam chapéu alto em forma cônica na cor branca.

O verdadeiro chapéu nasceu no século XIV, adquirindo grande popularidade, usavam-se diferentes modelos conforme a cultura de cada país.

Durante o século XVIII usou-se o tricórnio (chapéu de ala dobrada ao redor da cabeça) formando três pontas.

A revolução francesa trouxe a moda dos chapéus simples, coifas com enfeites em motivos patrióticos.

No seculo XIX os chapéus femininos surgiram com muitos adereços dando um ar de espetacularidade, estes diferenciavam-se claramente dos chapéus masculinos que primavam pela simplicidade.

Hoje, os homens que fazem uso deste charmoso accessório devem levar em conta de retirá-lo no momento em que cumprimentam outra pessoa, demostrando boa educação além de ser uma maneira pratica e rápida de se cumprimentar. Este gesto geralmente é utilizado em lugares abertos para demostrar cortesia ou responder a algum outro cumprimento. Tirar o chapéu significa um profundo respeito para com a outra pessoa, geralmente utilizado em lugares fechados, também devem agir da mesma forma ao conversar com alguém importante.

As mulheres podem permanecer com o acessório praticamente em todos os lugares e ocasiões, sobretudo quando levam chapéus que fazem parte do penteado por meio de fivelas, grampos ou outros elementos.

Assim mesmo cabe ressaltar que se faz necessário retirar o chapéu quando se cumprimenta uma pessoa mais velha ou alguma autoridade de relevância.

Tanto os homens quanto as mulheres, devem levar em consideração que se faz imprescindível tirar o chapéu em momentos solenes como:

- quando se toca o hino nacional de um país;

- na presença de autoridades eclesiásticas;

- na presença de altas autoridades governamentais ou de alta patente.



Nos anos 30 ou 40, nenhuma pessoa independentemente da sua classe social não se atreveria a sair à rua sem chapéu, o não uso deste era considerado uma má educação, isto era válido tanto para os homens como as mulheres.

Foi o Presidente John F. Kennedy, um dos primeiros homens públicos em prescindir o uso do chapéu tanto ao sair à rua quanto em aparições publicas. Desde então começou o declínio do acessório tanto para as mulheres como para os homens.

Nos dias atuais o chapéu é uma peça reservada somente para ocasiões especias.


                                                       bonito chapeu de praia

                                        magnifica pintura do s. XIX retratando mulher com chapeu

                                     tradicional chapeu masculiino correspondente a "Belle Epoque"
                                                                                    
                                                              peça esencial para um dia de sol                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails