quarta-feira, 11 de maio de 2011

Recebendo convidados num restaurante

Para receber convidados para jantar ou almoçar num restaurante, deve-se considerar que por se tratar de um local público, jamais será igual do que fazê-lo na residência. Mas a falta de mão de obra e de tempo fizeram desta prática uma opção compatível com a nossa época.
A nossa casa é o que temos de mais íntimo, abri-la é uma honra para aquele que está sendo recebido.
Quando convidamos à nossa casa, estamos compartilhando com a pessoa nossa privacidade, o nosso verdadeiro mundo, fazemos isto pela confiança e apreço que temos pelo convidado em questão.
Nada substitui a nossa casa, mesmo o melhor dos restaurantes. Organize da melhor maneira.
Convida-se a pessoa ou grupo com certa antecedência, exatamente igual de como se fosse em casa. Informando o local, a data e a hora. Com a lista confirmada, se faz a reserva do local escolhido informando o número exato de pessoas. Recomenda-se evitar a escolha de um restaurante desconhecido, evite surpresas desagradáveis.
Peça informação sobre o menu e carta de vinhos, podendo fazer a escolha previamente. Outra possibilidade, é de deixar a escolha da comida a critério de cada um.
Neste caso o anfitrião deverá sugerir sutilmente aos seus convidados algumas opções, sem jamais impôr a sua preferência, ele deve escolher uma entrada e o prato principal.
Cabe a ele também a distribuição dos lugares. Para o convidado de honra, procede-se da mesma maneira como se fosse em casa. Os casais sentam-se do lado oposto, diferente de quando ocorre numa residência.
Uma vez escolhido os pratos, o anfitrião seleciona o vinho a servir. A água cabe ao garçom fazer o pedido, assim como qualquer outra bebida não alcoólica.
No caso de precisar um outro tipo de vinho para acompanhar melhor a comida, o anfitrião deve estar atento para oferecê-lo. Assim como servir mais de uma garrafa.
Na hora da sobremesa e do café deve-se deixar à vontade os convidados, este escolhe mesmo se o anfitrião se abster do doce por qualquer motivo pessoal.
Finalizada a refeição, o anfitrião paga a conta com a maior descrição possível, sem jamais comentar ao respeito, mesmo que fosse feita a pergunta por algum curioso. Ele pode fazê-lo na mesa ou pedir licença e sair da mesa por alguns minutos.
O convidado não se oferece a pagar, isto resulta numa inconveniência que deve ser evitada.
Deixa-se uma gorjeta extra demostrando a sua satisfação com o atendimento e qualidade do serviço.

Regras de ouro:
Chegue antes que o seu convidado, você é o anfitrião.
Se o restaurante têm um bar, esse é o lugar onde deve recepcionar oferecendo uma bebida, tempo em que se espera pelas outras pessoas, no caso de mais alguém tiver sido convidado.
Se o anfitrião se atrasar, liga-se para o convidado explicando a situação, e  também para o restaurante, peça ao metre que conduza o  seu convidado até à mesa reservada oferecendo- lhe uma bebida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails