domingo, 5 de junho de 2011

Como agir nos acidentes à mesa

Numa refeição pode ocorrer algum tipo de acidente ou situação de emergência. Algum utensílio pode cair da mesa ou sob manuseio de um convidado. A reação diante de tal  situação é tentar resolver imediatamente, com discreção, e sem alardes ou estardalhaços.
Cabe à anfitriã contornar, auxiliar e socorrer ao convidado da maneira mais prestativa possível, a fim de minizar o embaraço pelo qual ele está passando.
A pessoa que se encontra nessa situação pedirá desculpas de imediato.
Caso tenha que se retirar da sala, somente o convidado sairá, de modo que a refeição continue num ritmo normal.
Se por ventura acontecer a quebra de algum objeto, o convidado poderá substituí-lo, enviando o mesmo objeto para a anfitriã sem anunciar a  intenção, pois uma pessoa educada jamais aceitaria de antemão a oferta.
Quando cai algum líquido na toalha, a primeira proividência será tentar estancá-lo com o próprio guardanapo. Se for um a refeição com profissionais encarregados do serviço, um deles acudirá ao  convidado,  trazendo outro pano, a fim de limpar da melhor maneira.
Se bebida ou molho atingir a roupa de outro convidado, será necessário trazer uma lavanda com água quente junto com um paninho para passar sobre o local da sujeira.
Trata-se de um auxilio sem pretender realizar uma verdadeira limpeza.
Acontece às vezes a queda no chão de um talher. Neste caso, não o pegue. Será substituido após a sua solicitação. Qualquer objeto que tenha caído no chão é considerado sujo. Jamais poderá ser reutilizado à mesa.
Lembre-se que todos os elementos que foram colocados na mesa foram previamente limpos.


Seja cuidadoso na hora do acidente, use o guardanapo.


Reaja com naturalidade, mantenha a classe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails