sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ah cometi uma gafe, e agora?

Em sociedade as gafes são inevitáveis, todos alguma vez cometemos, e reconhecemos ser um momento difícil, podem causar grandes risadas ou gelar o ambiente.

A gafe causa embaraço tanto para aquele que faz, que muitas vezes nem percebe que a cometeu, e para aqueles que estão presentes assistindo. Nesse momento cabe minimizar a situação embaraçosa, e a pessoa diretamente afetada é a que está em melhor situação para resolver. Ela deve agir rapidamente para tentar corrigir o erro alheio, por falta de educação ou por ignorância. Fazer de conta que nada aconteceu minimiza a situação ou desviar a conversa, são saídas que traem bons resultados. Também se pode reagir com um sorriso demonstrando senso de humor.

A pessoa que cometeu o erro não deverá se afogar em desculpas, ao contrário do que ele está achando esta reação só contribui para maximizar a situação, que por si só já não devia ter acontecido. Peça desculpas, mas sem exageros, até pode brincar com a situação.

No caso da pessoa que tenha sido alvo não reaja prontamente e fique paralisada, cabe a outra pessoa descontrair a situação a fim de restabelecer a conversa e manter o clima de amizade e respeito. A arte da conversa requer que se saiba quebrar o silêncio impedindo que se torne pesado o ambiente.

Lembre-se de que a maledicência e fofoca não são boas em nenhum tipo de ambiente, estas se devem evitar sempre, revelam futilidade, falta de imaginação e de respeito.



“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”
(Sêneca)


Se a gafe acontece no momento da palestra, faza piada da situação demonstrando senso de humor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails