sábado, 4 de fevereiro de 2012

As taças na mesa, o item insubstituível

Os cristais igualmente à louça são as marcas que distinguem uma mesa. Quando se opta por fazer uma mesa elegante, prefira a escolha dos desenhos simples e de cristais transparentes.


Os cristais de cor devem ser utilizados em mesas informais ou refeições de caráter simples, ocasiões que não requerem nenhum tipo de protocolo. Claro que as taças coloridas são ótimas para dar um tom alegre. É bom lembrar que as formas complicadas ou muito elaboradas nos desenhos devem ser evitadas para não criar confusão ou mesmo poluir visualmente a mesa.

As peças básicas são as taças de água, de vinho branco, vinho tinto e champagne. Cabe sinalar que se colocam somente aquelas que estão acompanhando o menu a ser servido, jamais fazer uma exposição dos cristais que se tem, mas só aqueles que serão utilizados no decorrer da refeição.

A ordem correta é a de começar pela taça de água, logo a do vinho tinto, vinho branco (as taças de vinho variam conforme o prato de carne ou peixe) por último a do champagne. Posiciona-se na frente do prato em fileira reta, diagonal, ou em curva.

Regras de ouro:


• As taças devem estar em perfeito estado de conservação, sem nenhum tipo de defeito.


• Devem estar muito limpas, permitindo que o brilho do cristal ganhe destaque, qualquer tipo de impureza aparecerá.


• Jamais utilize as taças como porta guardanapos.



“À mesa ninguém deve acanhar-se.”

(Erasmo de Rotterdam)


A primeira taça a ser colocada é a de água, as vezes até a única


Colocação das taças em diagonal

Taças de vinho tinto, branco, água e champagne 









2 comentários:

  1. Olá, boa tarde! Parabéns pelo site! De muito bom gosto e com dicas excepcionais! Meu comentário/pergunta é relacionado com um outro tipo de taças, como as de sorvete, por exemplo. É cada vez mais comum vermos diferentes tipos de taça sendo usadas para servir sorvetes e mousses, inclusive com o pé alto. Em todos os casos o prato de sobremesa é o indicado para utilizar sob a taça? Agradeço desde já pela atenção. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Maria querida, obrigada pelo seu elogio e a visita.
    Respondendo a sua pergunta: as taças quando usadas para servir algum tipo de alimento como sorvete, mousse ou coquetel de camarões, ou algum outro alimento, requer que as coloquemos sob um pratinho de sobremesa.É uma regra e como tal tem sentido prático, ajuda a poussar a colher que está sendo usada. Jamais servimos diretamente na messa.
    Abraço.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails