quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O docinho sabor do mamão, rei das frutas.

O mamão é um fruta originaria do sul do Mexico, posteriormente foi levado a outros países como Panamá, Colombia e Brasil, espalhando-se por toda America do Sul.
No século 17 acredita-se que tenha sido introduzida pelas mãos dos navegadores espanhóis ao Brasil, especificamente no território da Bahia, o que deu ao nome a uma das espécies más comum da fruta, o famoso mamão bahia.

Esta rica fruta contem inúmeras propriedades, e faz dela uma das frutas mas recomendadas nas dietas pelos nutricionistas.
Rico em  vitamina C, licopeno e minerais importantes para o organismo. Cabe ressaltar que quanto mais madura a fruta, maior a quantidade de nutrientes. Excelente laxante natural e a quantidade de betacaroteno tem propriedades anti-cancerígena. A papaina, uma das enzimas que contém, é utilizada na preparação de medicamentos indicados para distúrbios gastrointestinais e reabsorção de hematomas.
A industria cosmética a descobriu e a tem utilizado amplamente em diversos produtos como shampoo, mascaras faciais e corporais, etc.

Muito recomendado no desjejum pela qualidade na digestão, razão pela qual se faz presente nas mesas brasileiras logo cedo no café da manhã, onde reina absoluto como a principal fruta dentre todas.
Graças a sua versatilidade também é usada em outras refeições em diferentes formas como; sucos, vitaminas, salada de frutas, pudim ou doces, ou como ingrediente para cozinhar.
Quando verde a casca tem um liquido leitoso que serve para amaciar as carnes, os bons cozinheiros sabem aproveita-lo intensamente.

A maneira de servi-lo á mesa se for o mamão papaia, corte-o pela metade, retire a semente, sirva com a casca.
Come-se com colher de sobremesa.
Se for o mamão bahia ou formosa de maior tamanho,  sirva cortado em pequenos pedaços sempre sem semente e sem casca. 
Come-se com faca e garfo.
Nunca sirva o mamão enteiro, é bom cortar no mínimo pela metade e sempre sem semente.
Recomenda-se servir frio.
Delicie-se com esta fruta linda, colorida e nutritiva além de saborosa.

"O amor é fruta de todas as estações"
(Madre Teresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails