sexta-feira, 11 de março de 2016

A estreia da salada na mesa

Foi na poderosa e rica Italia do século 15 que a salada fez a sua estreia de forma divertida e deliciosa nas mesas dos exigentes nobres, sempre ávidos por novidades. Considerada na época como uma excentricidade e quem sabe como modismo tal vez passageiro, a quem muitos torceram o nariz.

Compreenda que na época a dieta das pessoas era composta principalmente de carnes e doces, com alguns poucos legumes sempre cozidos.

Foi uma ilustre dama, Isabella D'Este, filha da notável Lucrécia de Bórgia, Duquessa de Ferrara, quem enviou ao seu irmão um saco contendo pequenas sementes de repolho, com instruções precisas para plantar-las a fim de colher os frutos a serem utilizadas no preparo da salada.

O que antes era rústico e exclusivo da alimentação animal, chegou devargarinho de uma maneira graciosa aos banquetes, enfeitando as mais sofisticadas mesas, fazendo um forte contraponto na alimentação tradicional de por si gordurosa e pesada na época. 

No século seguinte a salada já fazia parte obrigatória no menu dos banquetes de caça.
Assim por diante aos poucos foi caindo no gosto popular até chegar aos nossos dias como estrela indiscutível dos cardápios saudáveis. 
Na atualidade além de ser o acompanhamento de preferencia mundial, existem refeições onde ocupa o alto posto de prato principal, substituindo qualquer tipo de carne.  

As variantes das saladas são infinitas, elas acompanham o gosto e clima da região. As frutas comparecem com tudo aportando os seu gosto adocicado, para muitos até se torna ingrediente fundamental no preparo da salada. 
Entre tanta escolha, existem algumas saladas impossíveis de não serem citadas pela sua fama e prestígio, tais como:


1) Ceasar Salad, típica americana, porem nascida no Mexico. Inventada as pressas para suprir a
escazes de mantimento no famoso "Hotel Ceasar". Frecuentado quase que exclusivamente por americanos, durante um prolongado feriado. Estes se encontravam  no Hotel para saciarem a sede de álcool, então restrito no seu pais de origem, durante os anos de lei seca.

2) Salada Niçoise, francesa por excelência, proveniente da região da cidade de Nice, quem emprestou o seu ilustre nome. Ela é por si uma refeição completa, pela variedade e valor nutritivo dos ingredientes.

3) Salada Verde, a mais simples entre todas e universalmente conhecida, sem sombra de dúvidas, apreciada pelo,paladar leve. Sem nenhuma origem especial porem, a escolhida para servir nas mesas de todos os continentes.

Tenha a certeza absoluta que a salada deve fazer parte do seu dia a dia, o seu organismo agradece!

" Quem nunca se irritou com a disciplina alheia, quando na hora da fome a pessoa anuncia: Comerei só uma salada" 
( Padre Fábio de Melo) 



Salada de abacate com nozes e ervas finas



Saborosa salada verde





2 comentários:

  1. Matéria informativa delicada e saborosa. Adorei! Vou já fazer uma salada para o almoço.

    ResponderExcluir
  2. Querida Elizabeth, obrigada pela sua visita. Espero tenha gostado e volta sempre!!
    Abraço.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails