sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bolo de casamento, o sabor da comemoração



O bolo de casamento faz parte da cerimônia nupcial desde os tempos antigos. É feito de farinha, devido à crendice de simbolizar a fertilidade e prosperidade.
Na época romana, eram preparados como uma espécie de pão à base de farinha. O noivo era o primeiro a provar, e logo era partido sobre a cabeça da noiva, simbolizando este ato as bençãos e abundância na vida do casal.
Ao longo dos tempos, foi sofrendo modificações, até o Século XIX, quando se estabeleceu o bolo de noiva como um acessório importante da cerimônia nupcial.
O bolo de casamento de cor branca representa a pureza. Açúcar era o ingrediente principal, utilizado para conseguir-se um bolo branco. Antigamente, não era fácil dispor-se desta matéria prima, pois é necessário um tipo de açúcar branco bem refinado, o qual somente famílias abastadas tinham possibilidade de adquiri-la. Razão pela qual o bolo branco passou a simbolizar riqueza dos tempos passados.
Os recheios variam conforme o gosto pessoal dos noivos, mas a tradição continua prevalecendo na escolha. A massa branca é incrementada com baba-de-moça, nozes, damascos ou brigadeiros, e frutas frescas. Os bolos também são apresentados em outras cores, e o tradicional branco cedeu lugar ao de cor marrom (chocolate) ou cores pasteis. Cabe ressaltar que o branco continua prevalecendo mesmo nos casamentos ousados.
Os arranjos variam segundo a decisão da noiva. Valendo-se da pasta branca, pode-se criar laçarotes, flores, ou cascatas de flores naturais. Encontra-se em moda usar um casal de noivinhos encimando o alto do bolo, representando o próprio casal.
Não resta dúvida que o ápice da festa de casamento é o momento em que os noivos cortam o bolo do casamento.
Acredita-se que, quando se dispõem a cortar o bolo, o casal empreende a primeira tarefa em conjunto, assegurando que, ao longo dos anos vindouros, permanecerão juntos. Além de simbolizar o compromisso e apoio mútuo assumido pelos noivos.
A primeira fatia prova a noiva e a seguir o noivo. Em seguida, será distribuído aos convidados, para saborearem essa sobremesa de honra.
O tradicional brinde com champagne compõe a alegoria do casamento, onde todos os convidados saúdam aos noivos, desejando-lhes prosperidade e uma longa vida em conjunto, repleta de felicidade.


um exemplo de bolo delicado, simples, elegante e tradicional - com laço chanel


Outro exemplo de bolo elegante em off white


bolo de cor marrom


bolo em tom pastel


Outro bolo elegante, com toque moderno


bolo formado por cupcakes - muito usado atualmente


Os bolos em tons pastéis com toques florais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails