sábado, 29 de maio de 2010

O fascínio das Pérolas

Desde a antiguidade, as pérolas exercem fascínio único. Trata-se de material orgânico duro e esférico, produzido por alguns tipos de moluscos. As ostras, em reação à invasão de corpos estranhos no seu organismo, como grãos de areia, geram as pérolas. É considerada como gema e detém alto valor como joia.

Na antiga Roma, as pérolas eram consideradas símbolos pelos membros da nobreza, devido seu alto custo e por se tratar de uma raridade.

No Renascimento, somente componentes da mais alta estirpe nobre tinham acesso às mesmas.
Com o passar do tempo, a genialidade do homem logrou criar pérolas cultivadas, gerando a possibilidade a que pessoas de bom gosto pudessem adquiri-las.

Os grandes nomes de criação da moda internacional, exaustivamente valeram-se das pérolas, elevando-as ao status de elegância. Nos dias atuais, ocupam lugar preferencial entre as jóias da mulher, tornando-as símbolo de inquestionável feminilidade.

O processo de produção das pérolas cultivadas segue o mesmo princípio das pérolas naturais. Implanta-se dentro de uma ostra um objeto irritante, o qual vai gerar no interior a pérola. Nesse momento, a natureza, agindo como elemento catalisador, encarrega-se de efetivar o milagre. Desta maneira, simplifica a reprodução, razão pela qual o custo é menor. Entretanto, não significa que as pérolas se reproduzam em quantidades massivas. Milhões de ostras são nucleadas nos países produtores, mas poucas sobrevivem. Ocorre que somente uma minoria gera pérolas de qualidade, para serem consideradas como jóias com seu devido valor comercial.

As mais valorizadas são as pérolas produzidas no Japão, China, Indonésia, Austrália, e Polinésia Francesa.

Existem diferentes cores e tonalidades de pérolas, assim como texturas e brilho. As cores mais apreciadas são: cinza; azul; rosa; ouro; preta; branca, e todas as nuances de creme ou off white. Vale ressaltar que as cores não determinam o valor das pérolas. O tamanho é um fator preponderante na formação do preço, como ocorre com os diamantes. As pérolas mais caras são as maiores e bem redondas. Em seguida, vem as medianas, e, por último, as pequenas.

Cuidados  especiais  para conservação de pérolas:
  • Jamais guarde junto a outras jóias. Separe-as em saquinhos especiais de veludo ou papel de seda, para não riscarem;
  • Evite limpar as pérolas com produtos químicos ou abrasivos,  use  somente uma flanela seca ou ligeiramente umedecida;
  • As pérolas não possuem a dureza das pedras preciosas, razão pela qual jamais aplique perfume ou laquê depois de colocá-las.


 uma seleção de tipos e cores de pérolas


Audrey Hepburn e seus brincos de pérola


Chanel e suas pérolas - símbolo de sua personalidade


Jackie Kennedy elegante com seu colar de pérolas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails