quinta-feira, 20 de maio de 2010

A vestimenta do Executivo


A roupa de trabalho tem sofrido adaptações consideráveis. Nos dias modernos, tornou-se menos obrigatório o uso de terno e gravata para um executivo durante o expediente. Empresas internacionais de grande porte já aboliram a exigência do traje completo.
No entanto, existem variações que poderão ser utilizadas sem abandonar a elegância.
Virou moda o “business casual”(em português: “executivo casual”). Vale definir o significado do mesmo para que se possa adotá-lo sem incorrer em exageros e prevalecer o bom gosto.



Sugestões a considerar:
Terno
Mesmo que a empresa tenha adotado o “bussines casual”, geralmente na sexta-feira, e nesse dia houver compromisso com cliente, ou o fechamento de um negócio, reunião entre departamentos, o executivo deverá vestir paletó de maneira descontraída, sem uso da gravata. Para suavizar e descontrair, é possível vestir uma camisa que exiba cor, a exemplo do azul claro, bege, índigo ou radicalizar de vez usando uma púrpura, imprimindo um toque alegre.
Camisas listradas também são aceitas, mas dentro de um critério cuidadoso. A camisa, quanto menos chamativa, melhor.
Durante o expediente, é perfeitamente aceitável arregaçar-se a manga sem exagero. Caso participe de uma reunião, volte a abotoar o punho.



Calças
Para o trabalho resultam muito confortáveis as calças de gabardine ou tecidos que não amassem com facilidade.
É aconselhável prestar atenção no tipo de tecido, quando for comprar uma calça. Devem ser de boa qualidade, e, nos países de clima tropical, evitar-se tecidos pesados e grossos, a fim de evitar o suor. Solicite sugestões ao vendedor. Normalmente, funciona este tipo de assistência.



Blazer
Todo homem elegante deverá ter no guarda-roupa um clássico blazer azul, ou preto. Trata-se de uma peça chave, que pode ser usada com gravata, ou não. O tecido deve possuir qualidade, exibir excelente corte, e apresentar botões na cor dourada, que se destaquem.
O forro é indispensável. Jamais invista numa peça de qualidade mediana.
Caso a temperatura esteja muito fria, aconselha-se um suéter por baixo do blazer, prestando especial atenção para que seja liso, sem bolinhas que denunciem seu envelhecimento.
Um suéter deve ficar justo com certa folga no corpo, nunca colado ou apertado, nem muito largo, pois fará volume, dando impressão de sobrepeso, além do incômodo.



A roupa de trabalho casual não é a mesma usada para esporte, ou para passeio no campo. Existem diferenças que devem ser levadas em consideração.



Traje completo do executivo 


 Blazer com uma calá Bege


Para dias de frio


suéter embaixo do blazer


traje elegante


elegância com gravata rosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails