quarta-feira, 16 de junho de 2010

Amendoim, a estrela das festas juninas

O amendoim é um grão integrado às tradições culinárias de paises na Ásia, África e América do Sul.

Trata-se de leguminosa, parente da ervilha e o feijão, de nome científico Arachis hypogaea. Não confundir como fruto seco. É uma espécie desenvolvida em climas tropicais, e forma particular de reprodução: a planta floresce no solo, como tantas outras. Em seguida, empurra o próprio talho com a flor para baixo da terra, onde cresce o fruto, ou seja, a vagem contendo duas ou três sementes.

Quando maduro, é recolhido e tostado, e a vagem torna-se dura com coloração semelhante à palha.

Bastante rico em proteína, fonte de resvaratrol, substância com potencial efeito retardador do envelhecimento.

Os primeiros vestígios de cultivo datam de 3000 a.C., no Peru. De tamanha importância na cultura pré-inca, pois os nativos acreditavam que os mortos enterrados com grãos de amendoim garantiam o sustento na vida após a morte.

Originário da região entre o Paraguai, Argentina e Brasil, espalhou-se alcançando outras regiões como México e Caribe, tendo sido descoberto pelos espanhóis nas expedições ao Novo Mundo. O amendoim era um dos poucos alimentos cultivados pelos índios, juntamente com a mandioca; milho; inhame e batata.

Saboreado crú, cozido ou assado, serve também para a extração do óleo, razão pela qual é tão cobiçado.

Conquistadores espanhóis introduziram o amendoim na Ásia, disseminando-o de forma irreversível.

Os portugueses introduziram-no na África. Em ambos continentes, tornou-se ingrediente destacado na culinária, assim como a extração do óleo.

Nos Estados Unidos, um dos maiores produtores mundiais, chegou nas mãos dos imigrantes africanos. Muito apreciado como aperitivo, deu orígem à preferência nacional: a manteiga de amendoim, que é utilizada no recheio de sanduiches, ou combinadas com geléias.

No Brasil, os doces de amendoim fazem parte das festas infantis, ocupando o lugar de estrela principal nas festas juninas, realizadas no meio do ano.

Presença certa nas festividades juninas, os famosos pé-de-moleque; paçoquinha; cajú de amendoim, doces que conquistaram o paladar da criançada.

Tambem é utilizado para caldas; bolos; sorvetes, e recheios de bombons ou como componente de chocolate.

O óleo do amendoim é apreciado no Brasil, fazendo parte da culinária pelo suave sabor.

o amendoim dentro da vagem



amendoim torrado, muito apreciado como aperitivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails