domingo, 13 de junho de 2010

Preparando a mala para a viagem

Planeje corretamente a bagagem. Faça-o com calma, e evitará qualquer tipo de contratempo e gasto desnecessário.

É aconselhável, quando possível, manter um checklist do imprescindível na viagem.

Para iniciar a arrumação da mala, deve-se escolher primeiro o tipo que se adapta às necessidades individuais. Existem diferenças entre viajar num final de semana, férias ou a negócios.

É preciso obter informações relativas ao clima para onde se está indo, qual agenda irá cumprir, o grau de formalidade nos encontros. Estes são aspectos importantes na decisão dos preparativos.

Qual modelo de mala a ser utilizada? Pode-se optar pela mala clássica, com todas variantes, ou simplesmente uma sacola ou mochila.

No caso de deslocar-se em zonas urbanas, o mais adequado são malas com rodinhas, a fim de facilitar o deslocamento delas, evitando o incômodo no transporte. Tenha em mente os acessos nos aeroportos, terminais de ônibus ou trem, hotéis, etc. Certamente, deve-se buscar ajuda de pessoas que executam este tipo de serviço. É uma das gorjetas mais certas.

A decisão entre uma mala dura ou mole, é levada em consideração. Malas mais leves são mais econômicas, evitando cobrança de excesso de peso, no caso de viagem por avião. As malas duras são mais resistentes aos maus tratos.

As mochilas, favoritas dos jovens, outorgam um grau de comodidade, mas limitam o conteúdo. São ótimas para viagens curtas e rápidas.

Para arrumar a mala, é importante colocar todas as peças que pretende levar, deitando-as sobre a cama, compondo conjuntos. Isto facilita bastante a visualização de como a pessoa ficará ao usá-las, e as possibilidades de variações que pode criar com as peças de vestuário.

Comece sempre colocando no fundo da mala as peças mais pesadas, bem dobradas para evitar amassados: calças, terno, e casaco. A seguir, vai-se sobrepondo peças mais delicadas: vestidos finos, blusas, etc. Nos espaços vazios, normalmente nos lados, ajeite pequenos itens: meias, roupa íntima, cintos, sapatos e peças que não precisam de cuidado especial.

As mais delicadas devem ser colocadas em saquinhos individuais, ou ser embrulhadas em papel de seda, para evitar dobras ou outros incidentes que possam afetar.

As roupas com botões ou zíper devem estar fechadas ou abotoadas, isto evita amassados desnecessários.

Os produtos de higiene pessoal, beleza, perfumes devem estar devidamente acomodados numa nécessaire específica. As que possuem forração plástica são ideais, pois evitam que se espalhe algum líquido indesejável. Nunca devem ir soltos e dispersos na mala.

Os sapatos devem ser acomodados em sacos individuais para evitar danificá-los e facilitar a acomodação. Opte por sapatos confortáveis e nunca leve um par que não tenha usado, pode ser que machuque ou crie bolha.

Lembre-se que, às vezes, estará indo a um local onde o clima não seja o mesmo. As estações do ano mudam, quando comparamos os continentes, assim como o fuso horário de chegada ao local de destino. Buscar informes sobre os locais que pretende visitar, usos e costumes, pode evitar algum constrangimento.

Leve na mão a roupa mais pesada. Caso esteja dirigindo-se para um local de inverno, ou mais frio de onde estava, mantenha o casaco disponível.

Deve etiquetar corretamente cada mala ou equipagem: nome, endereço completo, telefone e e-mail. Caso haja extravio de bagagem, roubo ou perda será útil esta informação.

Ao chegar ao destino, imediatamente desfaça a mala e pendure as roupas.

Se o destino é o exterior, indague no local onde vai ficar hospedado(a) sobre a disponibilidade de cofre de segurança, onde deverá deixar: passaporte, passagem (aérea ou terrestre) e a maior parte do dinheiro vivo que esteja levando.

Lembrete: travellers cheques apresentam a comodidade de ter seguro, caso sejam perdidos ou roubados.



antigamente se viajava assim, caregando-se as malas pesadas



hoje já não é mais assim, mas tome cuidado para não se encher de malas


exemplo de mala com um bom tamanho e praticidade


o ideal: ter um belo conjunto de malas



uma boa bolsa de viagem com bolsos de fácil acesso e saquinho especial para sapatos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails