terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cognac, a mais fina das bebidas destiladas de uva

Esta deliciosa bebida nasceu no sudoeste da França, numa vila que lhe deu o afamado nome.


O vinho produzido nesse lugar era exportado para o Norte da Europa, através do rio Charente, até o séc. XVI, no início, as distâncias eram curtas e com isso o vinho era consumido em curto prazo. Mas quando abriu-se o comércio para o Oriente, a bebida não resistia às longas viagens.

Com o propósito de melhorá-lo, descobriram que se o destilavam em alambiques de cobre o vinho originalmente rústico passava a ser bebível. E ainda se o envelhecessem em barricas de carvalho a melhoria era considerável. Desta maneira inventaram esta fina bebida, para muitos uma verdadeira jóia, cuja nobreza está em ter o vinho como matéria prima.

Para lograr extrair o seu sabor característico para a fabricação, envolve-se solo e clima adequados, a escolha das uvas certas, métodos próprios de destilação e o longo tempo de envelhecimento.

As uvas devem ser fracas e com bastante acidez. Usava-se, inicialmente, a Folle Blanche, bem ácida e aromática. Depois foi substituída pela Ugni Blanc, também conhecida por St.-Émilion (em Cognac).

Bebida extremamente aromática e elegante, indiscutivelmente a mais fina das bebidas destiladas da uva. É usualmente degustada após as refeições.

A taça é de bojo bem largo com a borda estreita, se segura a haste da taça entre os dedos e o bojo na mão, na intenção de aquecê-lo. Também existe um aquecedor apropriado para esta finalidade.

Deleite-se desta nobre bebida cumprindo o seu especialíssimo ritual.

“Beba-o com respeito. É provável que ele seja mais velho que você”

(Conhaque Martell)


Aparelho especial para aquecer o cognac


Maneira correta de segurar o copo ou taça de cognac


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails