quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os grãos dourados Das Américas

O milho verde, nome dado aos grãos frescos e delicados, originário das Américas. Descendente de uma planta primitiva da América do Sul, chamada “milho de bainha”, não é mais encontrado in natura, mas sim como parte dos muitos hibridismos cultivados no mundo.


Os primeiros registros vêm após o descobrimento da América por Cristovão Colombo, cuja tripulação levou consigo para Europa esta original planta de grãos dourados. Desta maneira, este valioso grão comestível tornou-se numa novidade absoluta para os europeus, até então completamente desconhecida no velho continente.

Versátil na maneira de ser consumido, começando pela maneira mais simples de ferver na água e sal, até em diversas formas de cozinhar dentro dos cardápios mais variados. Adapta-se fácilmente como matéria-prima em receitas de cremes, suflês, mingaus e ainda em guloseimas como bolos, pudins, sucos e até sorvetes. Assim como óleos de cozinha muito apreciados pela boa qualidade. No caso de uma receita que exija a utilização de os grãos inteiros, o corte deverá ser feito rente ao sabugo, em movimento de cima para baixo. Estes grãos podem ser batidos no liquidificador, substituindo a ralação para a confecção de pratos cremosos.

Na hora de escolher a espiga de milho, deve primar a aparência fresca, de coloração amarela clara e consistência macia. O melhor é utilizá-lo enquanto estiver fresco, o procedimento varia conforme a receita que será preparada. Para mantê-los frescos dentro da geladeira é necessário deixá-los dentro da palha original com a espiga, desta maneira conservam a umidade e o frescor. No caso de virem descascadas, o ideal e deixá-las dentro de uma vasilha com água, assim poderá conservar-se fresco até uma semana. Para manter congelado, deve-se retirar os grãos da espiga e guardá-los secos dentro de algum recipiente adequado, retirando por completo o ar.

O milho é uma das principais vedetes das festas juninas, comparecendo como mingaus, pamonhas, canjicas, pipocas e espigas assadas na brasa das fogueiras.

Este maravilhoso alimento é rico em hidratos de carbono, proteínas, gorduras, pequenas quantidades de ferro, fósforo, cálcio e vitaminas em geral.

Os Estados Unidos, tornou-se o principal produtor de milho, prova disto é o café da manhã com o insubstituível cornflakes, além de ser utilizado ao natural ou em suaves receitas.

Como servir na mesa:


O milho deverá vir à mesa devidamente cozido. Serve-se num pratinho individual fazendo uso de pequenas alças colocadas uma em cada extremidade. Estas pegam-se com as mãos para levar a espiga até a boca.


Muitos adicionan manteiga na hora, realçando o sabor delicado.Também pode-se prepar algum molho suave a base de maionese.

Saboreie esta delícia dourada!
                                
frescas espigas de milho

delicioso milho cozido com manteiga e ervas finas

saboroso pudim de milho

variados bolos feitos de milho
                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails