domingo, 29 de abril de 2012

Seja generoso, elogie com sinceridade

Quantas vezes você já ouviu falar sobre o poder do elogio? Certamente muitas vezes, e com certeza já experimentou o resultado de algum elogio feito por alguém que jamais esperava, ou talvez, outros de alguém próximo a você e teve o efeito como um fado de mal para sua alma.


O elogio é fundamental na convivência com os outros, seja dentro do lar, no ambiente familiar, de trabalho, na escola ou universidade e assim por diante, tantos outros lugares que fazem parte da vida diária de cada indivíduo.

Segundo os neurologistas, a dopamina liberada pelo cérebro nos momentos de satisfação, é um elemento químico poderoso. No ambiente de trabalho, de acordo com os especialistas, o reconhecimento profissional é sinônimo de lucro. As grandes empresas entenderam esse valor e utilizam o elogio como uma forte ferramenta para motivar os seus funcionários.

Tente evitar cair no erro de elogiar alguém e logo a seguir fazer uma crítica, isso não é sincero e a pessoa em questão, ficará desapontada, pois sentirá que está sendo manipulada. Tampouco faça uma espécie de sanduíche, quer dizer um elogio, logo uma crítica e a seguir outro elogio. O resultado será negativo e a pessoa poderá ficar magoada.

Os superlativos no elogio tendem a soar falsos, seja sincero e sem extravagâncias. Diga com simplicidade o que quer acentuar sobre a pessoa ou o assunto que merece o comentário, lembre-se, o outro merece o seu respeito em primeiro lugar.

Faça do elogio um hábito, seja rápido e direto, destacando sempre o que é importante, desta maneira conseguirá que as pessoas fiquem atentas e ligadas a esse gesto. Os resultados você terá o privilégio de apreciá-los.

O elogio que mais surte efeito é o escrito, aquele que você faz a mão numa carta ou cartão, logo vem o elogio dito pessoalmente, e a seguir aquele escrito via e-mail. Mesmo este sendo o último recurso e tendo em consideração o ritmo de vida vertiginoso nos dias de hoje, não deixe de fazê-lo, utilize a melhor via ao seu alcance.

Seja um entusiasta desse poder transformador na vida das pessoas, use e abuse deste maravilhoso recurso que você tem.

Lembre-se: não tem custo algum, é gratuito!



“O ouvido humano é surdo aos conselhos e agudo aos elogios”

(Shakespeare)


Elogiar é uma maneira de amar e respeitar o outro.

 
No mundo corporatrivo o elogio surte enormes benefícios, seja pródigo.

Elogie o seu par na intimidade, crie momentos de cumplicidade.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails