terça-feira, 24 de abril de 2012

Sirva-se com classe, mostre a sua boa educação.


Muitas pessoas são pegas de surpresa na hora de servir-se alguma comida que lhes está sendo oferecida, momento crucial onde podem mostrar a familiaridade com os talheres ou total desconhecimento. Muitos, sem querer, incorrem em transtornos lamentáveis para pessoas que desejam fazer boa imagem e demonstrar traquejo social.
Em geral, são as mulheres que melhor realizam esta simples tarefa, talvez por terem maior prática ou por serem mais cuidadosas com estes pequenos detalhes, mas não por isso menos importantes em sociedade.
Em casa de família ou banquete onde é a pessoa que serve o seu prato, jamais tente fazer como os empregados fazem usando os dois talheres numa mesma mão. É importante evitar deixar comida no prato, este gesto poderá significar para a anfitriã que não gostou da comida que lhe está sendo oferecida.
É de bom tom servir-se menos quantidade, e sempre que queira repetir faça com naturalidade.  Geralmente em casas particulares as comidas são oferecidas duas vezes.
Em refeições de restaurante é diferente, pois o prato já vem servido ou o comensal é servido pelo garçom. Aqui pode deixar um pouco de comida que em nada ofende a ninguém. Deixe de lado aquela crença popular de que “deve-se” deixar alguma porção por educação. Nos dias atuais já caiu em desuso, e ao contrário de antes, fica como um gesto de desrespeito.
O mesmo aplica-se para os vinhos, fale diretamente ou faça um sinal com a mão ao empregado que está lhe servindo, no caso de não querer mais beber. A todo custo, evite desperdícios.
Tampouco queira tirar os melhores bocados da travessa, procurando propositalmente. Jamais divida uma fatia de carne em quantias milimétricas, se esta já vem fatiada, pegue-a assim como está, evitando o atraso do serviço e a desarrumação da travessa. No caso dos legumes, siga a mesma regra, não divida as batatas ou legumes, seria uma terrível descortesia com os outros comensais.
  Regras de ouro:
·       Evite desarrumar a travessa, a boa apresentação é para todos.
·        Evite desperdícios.
                                            “O melhor tempero da comida é a fome”.

(Marcus Cícero)


Quando está sendo servido, fale a quantidade desejada

Num buffet, sirva-se somente o que vai consumir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails