terça-feira, 24 de abril de 2012

Vinho aberto, quanto tempo temos para bebê-lo?


Pergunta freqüente feita entre as pessoas apreciadoras do vinho a fim de conservá-lo em ótimas condições, sem comprometer a qualidade e sabor do mesmo.
Em geral o vinho guarda-se a uma temperatura que não deve ultrapassar de 2ºC entre o registro mais alto e o mais baixo, num prazo de 24 horas. No caso dos champagnes e o Pinot Noir o melhor é a mais baixa temperatura, já os tintos convém a mais alta.
A ausência de luz é primordial levando em consideração que os raios ultravioletas são prejudicias para o tanino do vinho. Ao usar luz por alguns minutos em nada afeta, mas a longo prazo não é recomendado.
Jamais se esqueça da umidade que deverá ser superior a 70%, desta maneira a tampa de cortiça não irá ressecar no seu exterior evitando assim a entrada de oxigênio na garrafa.
Também os movimentos excessivos são prejudicias, pois as garrafas devem repousar a fim de que os sedimentos do tanino sejam depositados no fundo da garrafa.
Levando todas estas recomendações, o vinho poderá ser conservado em ótimas condições por no máximo até 24 horas após aberto, sempre que sejam aqueles especiais, pois existem outros geralmente os de linha econômica que não permitem a sua guarda, estes devem ser consumidos rapidamente.
Guarde-o na geladeira, e não se esqueça de retirar o oxigênio da garrafa, para evitar a sua oxidação.

“Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água”.
(Benjamin Franklin)   
   Antes de beber, oxigene por alguns minutos
Posição correta para armazenar as garrafas de vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails