sexta-feira, 9 de abril de 2010

Colher, o utensílio precursor na culinária

Existindo desde a antiguidade, foi o principal instrumento na Idade Média. Originalmente fabricada em vermeil, ou prata, já era usada na casa das pessoas mais abastadas, e, na versão madeira ou lata, na das pessoas de menores posses.

Serviu como imposição de autoridade nas cozinhas senhoriais, pois o chef empunhava uma longa colher de madeira para fazer cumprir as funções no preparo das refeições, chegando a bater nas costas de cozinheiros indisciplinados ou preguiçosos.

Entre os Séculos XVI e XVIII, foram fabricadas as mais belas colheres, nas versões marfim e pedra preciosa.

Numerosos eventos, públicos ou privados, ficaram imortalizados nos desenhos das colheres. Os ofícios e corporações dos Séculos XVII e XVIII tiveram seus símbolos gravados, além de: cervejeiros, carpinteiros e alfaiates.

Um nascimento, batizado, casamento, falecimento ou trabalho concluído foram pretexto para gravar nas colheres tais feitos.

A prova de que as colheres eram consideradas como um objeto de decoração nos é fornecida pela existência dos porta-colheres feitos em madeira e ornamentadas com pinturas.

As colheres especiais, segundo o uso, surgiram aos poucos, por exemplo: para azeitonas no Século XVII; para sorvete e açúcar no Século XVIII; para molhos e absinto no Século XIX, assim como a colher de ponche e ovos poché recentemente.




colher de pau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails