terça-feira, 6 de abril de 2010

Faca, origem e utilidade


Na Pré-História, as facas eram produzidas manualmente a partir da pedra, bronze, ou ferro, estas desenvolvidas pelos celtas.
Na Idade Média, a faca era considerado objeto pessoal útil, sendo carregada presa na cintura à guisa de punhal. Não se cogitava usá-la como serviço de mesa.


Aos escudeiros, estavam reservadas facas longas, pois tinham como ofício trinchar e cortar pedaços de carne.


Nessa mesma época, sabe-se que pequenas facas, com lâminas estreitas, foram utilizadas para diversos fins, tais como: cortar fatia de pão, picar a carne e levá-la à boca.


Posteriormente, no reinado de Luis XIV, na França, apareceram facas com cabos de madeira, ou metal, produzidas por ferreiros, que as decoravam com cruzes. No reinado de Luis XV, a decoração variou para conchas marinhas. Na época do Luis XVI, foram enfeitadas com colares de pérolas. Eram sem dúvida alguma, detentoras de luxo insuperável.


Ao surgirem os cabos feitos de faiança, ou porcelana, os artesãos imprimiram na empunhadora das facas verdadeiros quadros com motivos de flores, animais, e personagens.


A confecção de cabos de facas evoluiu desde o uso da madeira; ao chifre de alce, o marfim retirado dos elefantes e considerado material precioso; ébano, importado da África; prata; nácar e âmbar.


Foi somente no Século XVIII que surgiram as facas fabricadas em série. O conceito estabelecido era de que lâminas de aço e prata eram destinadas às frutas e peixes, a fim de evitar a oxidação dos mesmos.


No Século XIX, apareceram as facas dotadas de cabo em aço inox, e a tecnologia brindou o mercado com "facas elétricas", instrumento perfeito para cortar carne; o perú do Natal (ou Thanksgiven Day), e mesmo o pão, todos antes de serem levados à mesa.


Portanto, ao usar uma faca lembre-se dos objetos precursores, os quais a originaram, gerando a comodidade atual durante as refeições.




faca em forma de punhal, toda decorada


 faca cortando uma fruta

diferentes tipos de facas 

 faca cortando um dos principais alimentos, o pão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails