segunda-feira, 24 de maio de 2010

Anel de Compromiso, marca do amor



Quando um casal de namorados resolve formalizar a união, buscando planejar a vida a ser desfrutada em conjunto, o noivo presenteia a amada com um anel de compromisso. Desta forma, está declarada a seriedade do amor, símbolo da relação constante, fidelidade, e esperança de concretizarem o casamento em data futura, a fim de constituir uma família.


A ideia do anel de compromisso provém do Antigo Egito, onde as noivas o exibiam no dedo anular pela crença da “veia amoris” (aquela que atinge o coração). Nessa época, os anéis de ouro circulavam como moedas. O noivo oferecia à noiva o estimado anel.

Data do Século II os primeiros anéis que serviram como símbolo de amor e matrimônio. Tradicionalmente, anéis de compromiso apresentam-se nas versões em prata, usados no dedo anelar da mão direita, que no noivado são substituidos pelo anel de ouro, com diversas composições e pedras preciosas. Cada um deles terá o nome dos noivos gravados no interior. O da noiva gravado o nome do noivo, e vice-versa.



O diamante está associado ao amor pelo significado, em grego, “adamas” (invencível).



O primeiro casal, que se tem registro, utilizando anel de diamantes para formalizar o compromisso de casamento foi Maximiliano de Áustria e Maria, filha do Duque da Borgonha, no Século XV.



Anel de compromiso

2 comentários:

  1. Parabéns por seu artigo. É bom sempre conhecer aquilo que não conhecemos.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pastor Gonzaga: comparto a sua opinião ao respeito do conhecimento, tentar aprender algo novo sempre é produtivo.
    Muito obrigada pelo seu elogío.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails