quinta-feira, 24 de junho de 2010

Casamento e recepção, com orçamento adequado.


Muitas vezes, os noivos dispõem de um orçamento reduzido. Isto não impedirá a comemoração com bela festa. Tornar-se-á necessário escolher, com praticidade, a melhor opção dentre o imenso leque de possibilidades existentes para a festa. Basta paciência, bom senso e dispor de tempo para analisar criteriosamente as opções que se adaptem ao orçamento disponível.
O esplendor da festa não está ligado à proporção da mesma. O brilho e a distinção amparam-se na criatividade.
A melhor saída: evitar constrangimento é selecionar um cardápio (comida e bebida) que será servido na ocasião. Com tranquilidade, poder-se-á optar por um cardápio menos oneroso, sem afetar o nível de qualidade.
A escolha deverá optar por servir-se uma boa cerveja, ao invés de vinho, ou prosecco de qualidade duvidosa. Existem cervejas cujo teor de cevada e a destilação é esmerada.
Escolher um coquetel, ao invés de oferecer uma refeição (almoço ou jantar) sem importar o horário da festa. Neste caso, a seleção de bebidas deve ser caprichada. Caso haja folga no orçamento, poderão analisar uma carta de vinhos, substituindo as cervejas, variedades de drinques e uísques. Como opção poderá servir champagne de qualidade, ou vinho branco frisante. São excepcionais para acompanhar canapés e doces, incluindo-se o tradicional bolo.
Quando a proposta é econômica, os detalhes fazem diferença. Deve-se levar em conta que o jantar à francesa poderá ser substituído pelo jantar servido no prato. Estará fazendo economia no serviço dos garçons e travessas, que representa redução de custo considerável.
É importante lembrar que, na escolha do cardápio, serão os ingredientes dos pratos escolhidos que influenciam no custo. Não é deselegante substituir frutos de mar e carnes vermelhas pelo tradicional frango e massas deliciosas, com as variações mais inusitadas. Geralmente, é aprovado pelas pessoas.
De modo geral, nas festas com dança, as pessoas consomem maior quantidade de alimentos e bebidas. Assim, a duração da festa poderá ser reduzida, sem comprometer o glamour da mesma.
Jamais sacrifique uma festa devido às opções econômicas: pizzarias, churrascarias, etc. Estes ambientes descaracterizam  a comemoração do casamento, um evento importante para a lembrança dos noivos.
Para decoração, invista em flores e plantas de baixo custo, existe uma ampla variedade. Nem sempre as mais caras são as melhores. A diferença reside no bom gosto, na forma de ornamentar, e a delicadeza dos arranjos. Se preferir utilizar as flores menos baratas, complemente com detalhes que não pesam no bolso, como fitas e laços.

Ao decidir-se com relação às lembrancinhas, não se preocupe. A melhor recordação será a qualidade da festa. Invista nos detalhes de: música, fotografia, filmagem, iluminação e decoração. Estes itens, selecionados criteriosamente, farão com que a festa tenha sucesso garantido. Mas é claro, que sempre existem alternativas baratas e bonitas, ou que mesmo você poderia providenciar.

Os momentos vividos, desfrutando da alegria dos noivos, garantirão aos convidados a lembrança do tempo passado em harmonia e beleza, sob o sorriso indelével de ternura dos noivos.
  procurando soluções para um casamento mais econômico?

não se sinta só nessa

várias idéias que podem te ajudar

outra dica seria um casamento simples com poucos convidados, como na praia

linda opção para decorar de forma barata não só a cadeira dos noivos, mas a recepção, com fitas.

para dar um toque na decoracão da mesa

outra opção para uma decoração diferente da anterior

 e quem sabe este outro tipo? Finalizando com os talheres amarrados com uma fita linda

Quem diria....que uma simples orquídea cumpriria bem o papel de um grande arranjo de flores

E complementar com vasinhos de velas e flores decorados?

Ninguém é obrigado a oferecer lembrancinhas, mas se você quiser, olha que mimo delicioso, além de ser gostoso, o convidado poderá comer no dia seguinte. E ainda pode ser feito por aquela sua tia que faz geléias incríveis!

 Olha que bonitinha a apresentação deste pote, escrito "Spread the love", significa "Espalhe o amor". Poderia ser em potes menores também.

6 comentários:

  1. Gente, esse blog é babado!!! Não é só para mulheres, mas para todos que apreciam a etiqueta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabrini,
    muito obrigada pela visita e pelo elogio!!! Fico muito feliz!!
    Realmente não é para mulheres apenas, também é feito para homens, e claro outras dicas que não são de etiqueta que servem para o dia-a-dia, que é sempre muito útil saber...
    Volte, que terá sempre novidades!
    Abraços,
    Martha

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Camila, e eu gostaria de tirar uma dúvida que carrego sempre comigo.

    Sempre que vou à casa do meu pai, já existe um grupo numeroso de pessoas e familiares. Sempre fico na dúvida de como proceder.

    Devo cumprimentar um por um, ou basta um "Oi" geral, porém educado?

    Sempre dou um beijo e um abraço nos meus avós, no meu pai, e em outras pessoas importantes. Mas, meu pai costuma dizer que devo falar com todos. Pessoa por pessoa. Mesmo não estando todos à mesa.

    Acho um pouco desnecessário, pois fico 10 minutos para falar com cada um. Mais constrangedor ainda é quando me sinto forçada a beijar e falar com pessoas que não conheço para o meu pai não dizer que sou grossa.

    Qual é a melhor forma de agir?

    ResponderExcluir
  4. Prezada Camila,

    Desculpe a demora, pois a quantidade de emails que recebo não me permite responder de imediato aos meus leitores/seguidores.
    A melhor forma de se proceder diante um numeroso grupo de pessoas, durante uma visita ou evento social, deve-se cumprimentar individualmente a cada pessoa, porém sem se estender no diálogo. Beijar ou abraçar não é recomendável para aqueles com os quais não temos intimidade.
    Não resta dúvida que seu pai tem razão. Dirija-se a todos os presentes com brevidade e simpatia, o que demonstrará sua boa educação.
    Antecipo meus agradecimentos por acessar meu Blog.
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  5. Renata Muniz: seja bem-vinda neste blog, irá encontrar artigos interessantes para o melhor convívio. Aproveite.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails