segunda-feira, 7 de junho de 2010

Convites de casamento


O convite de casamento assume papel importante para a realização da cerimônia matrimonial. É o primeiro elemento a ser relacionado ao casamento.

O tipo de convite escolhido será o reflexo do estilo de casamento que se pretende, e parte da personalidade dos noivos. Quando alguém recebe um convite, imediatamente imagina a cerimônia para a qual está sendo requerida a presença.

Durante a organização do casamento, torna-se necessário considerar-se uma série de detalhes a serem observados:  estilo, horário, e local aonde será celebrado, e, principalmente, atentar para o orçamento disponível.

A partir destas definições básicas, será feita a escolha do papel, cor, textura, tamanho e grafia das letras a serem utilizadas no convite. Neste momento, deve-se ouvir pessoas com experiência suficiente na área. Escolha um papel de  qualidade,  contrate gráfica conceituada no mercado, para  assegurar boa impressão e excelente acabamento.

Os convites clássicos, feitos em papel na cor branca, bege ou marfim, permanecem sendo os preferidos. Mas existem casais que optam pela inovação com mais ousadia e um toque moderno, usando cores, desenhos ou fotos. É preciso muita atenção ao buscar o inédito, tomar cuidado de não deixar o bom gosto de lado, sem exageros, nem muitas fantasias.

A letra a ser selecionada precisa ser aplicada de forma legível, para evitar qualquer dificuldade na leitura. Recomenda-se contratar os serviços de um calígrafo para escrever os nomes dos convidados nos envelopes.

Precisa-se informar claramente os nomes dos pais, no caso que sejam eles que convidem, o nome dos noivos, local, endereço completo e horário da cerimônia na igreja. No mesmo convite, precisa constar endereço residencial da noiva e do noivo, a fim de possibilitar aos convidados remeterem os presentes.

Caso se faça uso do cartãozinho individual, convidando para recepção, este deve ir preso com um clipe pequeno no lado esquerdo superior do convite.

Os convites devem ser distribuídos, no mínimo, com um mês de antecedência. Se for contratar empresas especializadas em entrega, escolha aquela já conceituada ou referenciada por pessoa próxima ao casal de noiva, a fim de evitar surpresas de última hora.

Lembrete: muitos convidados, principalmente ligados à família dos nubentes, guardam o convite como uma lembrança de terem estado presente a um ato importante na vida deles.


 convite de casamento tradicional, papel e letras mais utilizadas. Forma de apresentação (pais convidando para o casamento dos filhos) que servem para casal que ainda moram na casa dos pais.


convite de casamento com noivos convidando. Mais utilizados com noivos que já moram juntos, ou que se casam pela segunda vez, ou para noivos mais velhos.


convite de casamento bem tradicional, porém o envelope de renda e o detalhe de cristal no convite dão um toque de personalidade, o que não deixa de ser elegante.


convite de casamento muito utiilizados atualmente, com animações e desenhos que expressam a personalidade de cada casal.







6 comentários:

  1. Daienne; obrigada pela sua visita, espero ser útil a todos os meus leitores através dos meus post.
    Ja visitei o site do Curso de Ingles, muito bom! e impressindível nos dias atuais.
    Abraço
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  2. ola Martha estava procurando dicas para o planejamento do meu casamento e acabei encontrando as suas,sinceramente gostei de todas. São dicas claras e precisas.Me interessaram muito.Parabéns pelo seu Blog.
    Abraço e Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Miss Etiqueta,

    Adorei suas dicas e apaixonei por este estilo de convite tradicional com o envelope rendado, onde posso encontrar?? Vc pode me sugerir? meu e-mail é carmenloopez@gmail.com

    Obrigada pela att,

    carmen lopez

    ResponderExcluir
  4. Prezada Carmen, os convites com o envelope rendado para casamento, você poderá encontrar-lo em qualquer gráfica especializade. Existem muitas que só trabalham com esse estilo em particular.
    Abraço forte
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  5. Prezada Martha,
    tenho dúvida acerca do convite de casamento, pois a cerimônia (civil apenas) será realizada em um hotel, cujo contrato estabelece 4h de festa, sob pena de acréscimo/multa. Como informar o horário de término no convite sem parecer rude?
    Att,
    Cláudia Souza

    ResponderExcluir
  6. Claudia Souza: nao deve constar no convite o tempo de duracao da festa. Geralmente sao de 4 horas por diversos motivos.
    O cerimonial e o professional encarregado da musica, sabem como comecar a dar os sinais de que a festa esta chegando ao seu fim, as pessoas em geral sabem e ninguem ultrapassa o tempo estipulado, ao contrario da o sabor de "quero mais" isso torna inesquessivel a festa!
    Sucesso.
    Martha Galli.

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails