quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mesa de doces nos casamentos, o gran finale da celebração

Festas de casamento representam a realização de um sonho longamente acalentado. A beleza e esplendor estão ligados exclusivamente ao estilo de vida e condições financeiras dos noivos. Muitas vezes, os futuros sogros se empenham no vislumbre do evento, como ocorre em países sul-americanos.

Vai depender da condição financeira a determinação do local após a igreja. O número de convidados, assim como a escolha do lugar onde será realizada, sem se esquecer da comodidade para estacionamento, ou serviço de manobristas, e, acima de tudo, o tipo de festa que será oferecida.

Uma vez escolhida a festa, imediatamente passa-se à análise do essencial: o cardápio que irá compô-la, incluindo-se a seleção do tipo de bebida, tanto refrigerantes, cervejas e vinhos. O champagne é um item importante, principalmente no momento do brinde antes de cortar-se o bolo. Desta mesma forma, tanto o bolo nupcial, quanto os tradicionais docinhos são um complemento imprescindível e importante.

Atualmente, os docinhos passaram a ocupar papel de destaque. São distribuídos em mesa preparada especialmente para eles, de tal forma que possam ser vistos, e aguardados para serem consumidos e saboreados pelos convidados. A variedade é ampla, mas entre eles destacam-se, com louvor, os “bem-casados”.

Na medida que os bem-casados cresceram em preferência e importância, foi delegado a estes pequenos doces a responsabilidade do gran finale.

Estes docinhos atingiram a condição de símbolos da união, e são utilizados como souvenirs das festas de casamento, pelo sabor suave e delicado, assim como pela beleza da apresentação. Normalmente, são apresentados em papel crepom e fitas de cetim ou veludo, individuais ou em caixas personalizadas, forradas em delicados tecidos ou pintadas à mão, transformando-as em verdadeiras jóias. Trata-se de doce com consistência macia, recheado com baba-de-moça, ou doce de leite (branco ou preto). Cabe destacar que são resultado de uma variante dos tradicionais casadinhos portugueses.

Vale lembrar que se deve, também, dispor-se de mesa oferecendo opções de café ou chá. Para adoçá-los é importante a opção de açúcar ou adoçante.

Aos convidados, quando se retiram da festa, são ofertados um docinho bem-casado a título de lembrança da celebração, da união do casal, desejando a eles longos anos de felicidade e prosperidade.

Acrescentam uma boa e doce dose de otimismo.

Saboreie!


 uma mesa bem diversificada e decorada


os tradicionais bem-casados que serão entregues no final da festa


as famosas forminhas em forma de flor, muito usada atualmente


as trufas e bombons servidos junto com cafézinho


a delicadeza da embalagem dos bem-casados


a caixa de bem-casados para presentear os convidados ou padrinhos


outro exemplo de caixa forrada para bem-casados


bem romântica


num estilo bem provençal



Fotos doces: Juliana Pessôa

Fotos Caixas forradas: Mania de Idéias
contato: maniadeideias@globo.com
blog: www.maniadeideias.blogspot.com




2 comentários:

  1. Acho muito elegante o chá, o café e o licor que são servidos ao final de cada festa de bom gosto. Dá um toque super especial ao evento.
    Sempre fico feliz em passar por aqui e apreciar as belezas e delícias deste blog. Bom feriado.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, torna-se um prazer falar de assuntos que nos trazem boas lembranças e vivências únicas.
    Obrigada pelas suas visitas e comentários enriquecedores.
    Bom final de semana!
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails