quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Croissant, doce pão com sabor de vitória

Nascido em Viena, no ano de 1683, este deliciosso pãozinho surgiu em comemoração à vitória da invasão turca à capital Austríaca.


Nessa época, Viena foi salva mediante ao alarme dado pelos padeiros que trabalhavam durante a madrugada. Estes, ouvindo a aproximação das tropas do inimigo, deram o alerta, conseguindo repelir o ataque com a consequente vitória dos vienenses.

A característica forma lembrando uma lua crescente acredita-se ser alusiva ao emblema da bandeira do Império Otomano.

Em 1770, a receita foi levada por Maria Antonieta, filha do Imperador austríaco Francisco I, ao ocorrer seu casamento com o Delfím Luis XVI.

Na França, o pãozinho recebeu o nome de batismo, feito à base de massa semifolhada, referindo-se às dobras. Este tipo de dobras age como responsável da separação que ocorre na massa e das camadas de gordura, alcançando a folhagem típica do croissant.

O croissant de qualidade é reconhecido pelo formato de meia lua, em quarto crescente, com a crosta crocante e dourada. As pontas devem estar descoladas do meio.

Também foram os franceses que adotaram o croissant no café da manhã, ou para a hora do chá, adicionando manteiga ou geléia.

Na atualidade, tornou-se irrestível o consumo do croissant. Existem variantes das mais diversas para seu consumo, como por exemplo, em sanduíches recheiados com presunto e queijo; salmão; ou com pequenos pedaços de chocolate no interior.

O tamanho também varia: pequenos; médios ou grandes. Depende unicamente de gosto pessoal e da hora a ser servido. Cabe resaltar que os pequenos são mais apropriados para servir em mesas de chá, pela facilidade de consumo.

Modere o apetite, lembrando-se que esta delícia possui alto teor de lipídios.

Mesmo assim, quem resiste a esta golusemia dedicada à vitória de um povo?


nestes croissants crú pode-se observar a maneira caraterística de fazer as dobras 

um deliciosso exemplar de croissant bem douradinho

irresistível croissant com recheio de chocolate

apetitossos sanduiches salgados de croissant

começar o dia com um croissant, torna-se irresistível 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails