Durante estas festividades, é tradição adornar uma árvore de pinheiro com luzes e bolas, além de diferentes adornos, a fim de embelezá-la e outorgar-lhe majestuosidade.
O costume de enfeitar a árvore remonta-se aos antigos germanos, que acreditavam que todo universo, com todos os astros, estava suspenso nos galhos de uma árvore gigante.
Este acontecimento passava-se a cada soltício de inverno, ocasião em que se acreditava na renovação da vida, por esta razão rendiam culto especial.
A celebração consistia em enfeitar uma árvore de carvalho com tochas, representando estrelas, a lua e o sol. Ao redor, cantavam e dançavam em adoração de seu deus.
Conta à lenda que S. Bonifácio derrubou a árvore, e substituindo-a por um pinheiro, como símbolo do amor perene a Deus, adornando-o com maçãs e velas, um simbolismo cristão.
As maçãs significam o pecado original do homem. As velas, a luz de Cristo.
Este costume, arraigado na Alemanha, difundiu-se pela Europa durante a Idade Média, passando aos paises Escandinavos. De lá, siguiu para Inglaterra, e foi o Príncipe Consorte Alberto de Sajonia-Coburgo, de descendência alemã e marido da Rainha Vitória, quem trouxe o costume de montar uma árvore de natal nesse país.
Tempos mais tarde, chegou aos Estados Unidos, expandindo-se pelos demais paises latino-americanos.
Aos poucos, a tradição sofreu modificações. Trocaram-se as velas por lâmpadas, representando alegria e a luz que Jesus Cristo trouxe para a Humanidade.
As bolas coloridas, como hoje conhecemos, tiveram origem na Boêmia no Século XVIII, bem como os sininhos.
As cores das bolas simbolizam nossas orações, feitas durante as festividades natalinas:
• Azul: arrepentimento
• Prata: agradecimento
• Dourado: louvor
• Vermelho: petição
Costuma-se colocar no topo da árvore uma estrela, representando a Fé, simbolizando aquella que serviu para guiar aos Reis Magos até a manjedoura.
É oportuno lembrar-se de colocar maçãs como uma forma de atrair abundância para os tempos vindouros.
Aos pés da árvore, colocam-se os presentes, simbolizando aqueles que os Três Reis Magos ofertaram ao menino Jesus, em Belém.
Escolha um lugar de destaque na sua casa, pois esta árvore dará brilho e beleza ao lar. Geralmente, as pessoas colocam-na na sala de visitas.
Sua escolha restringe-se unicamente ao gosto pessoal e à disponibilidade de espaço, pudendo ser utilizada tanto uma árvore natural, quanto uma artificial.
Na atualidade, existem árvores de fino acabamento. Prefira uma de exelente qualidade, vale o investimento. Se fizer esta opção, você terá a garantía de poder reutilizá-la por muitos anos.
O tamanho depende do espaço disponível. O bom gosto na ornamentação é o ítem que dará explendor à árvore.
Permita que as crianças participem da montagem, além de divertido, é uma maneira de ensiná-los a perpetuar a tradição.
Aníme-se.
Faça sua árvore de Natal.
Renove as emoções e disfrute desta celebração familiar. Traga alegria para dentro de casa. É a energia dedicada à Esperança e uma Vida Saudável.
Você e sua família merecem o empenho.
magnífica árvore de Natal ornamentado com inúmeras luzes pisca-pisca
presentes arrumados aos pés deste bonito e diferente árvore de Natal
sala de visitas profusamente decorada para o Natal
encantador sorriso desta criança abrindo os seus presentes de Natal
Muito bem escrito esse seu post. Tocante, elegante, carinhoso. Tomo a liberdade de reproduzir alguns trechos no meu blog, com a devida fonte.
ResponderExcluirAbs
Márcia
www.loucapramudar.blogspot.com
Marcia, muito obrigada pela sua visita e os seus comentários carinhosos.
ResponderExcluirVolte sempre, estou te esperando.
Abraço.
Martha Galli