segunda-feira, 13 de junho de 2011

Executivo, comportamento com classe, dê o exemplo

Quando se trata de ser o chefe de uma empresa ou ocupar um alto cargo executivo, cabe à pessoa em questão tornar-se o espelho da empresa a qual representa.


Para obter o alto cargo, esta pessoa preparou-se arduamente, cursando os estudos para qualificar-se, o que lhe confere capacidade para o seu desempenho laboral.

Uma vez alcançado o seu objetivo, esta pessoa deve-se lembrar que a aparência pessoal é o seu cartão de visita, por isso jamais descuidar o trato, pois ele projeta com o seu estilo a imagem da empresa ou corporação a qual representa. Neste momento de construção de imagem,o se faz importante a escolha apropriada das roupas, os acessórios, e para completar a sua atitude pessoal.

A sua maneira de se apresentar e de agir denunciam quem você é. Esta imagem deverá estar de acordo com o que se pretende mostrar de si próprio ,tanto quanto o cargo que se ocupa. O bom senso deve prevalecer, e em caso de surgir alguma dúvida a respeito de como se vestir, o menos é sempre melhor para evitar qualquer exagero. A imagem deve ser coerente com o cargo que desempenha, assim transmitirá segurança e credibilidade.

A principal forma de expressão é a fala. Com ela expressa-se as ideias, pensamentos e sentimentos, revelam o que temos por dentro. A linguagem deverá ser correta e clara, é preciso o uso de um vocabulário apurado, eliminando o emprego de gírias ou expressões banais. O domínio do idioma, tanto na fala como na escrita se faz imprescindível, levando em consideração que o uso correto das palavras denuncia o seu preparo e boa educação, lhe permitindo transitar com desenvoltura em qualquer ambiente.

Ao enviar e-mail, fax ou cartas, deve-se tomar cuidado com os erros de ortografia e gramática, jamais deixe para trás qualquer erro ou dúvida, por menor que seja corrija à tempo. Nesta hora, o uso do dicionário jamais será demais, consulte-o sempre. Uma boa redação confere estatus e condiz com o que se espera da pessoa.

O que evitar para as Mulheres:
1. Decotes exagerados
2. Saias muito curtas
3. transparências
4. Maquiagem em excesso
5. Unhas descuidadas
6. Vestidos colados ou calças muito justas
7. Saltos muito altos
8. Exagero com bijuterias
9. Perfume em exesso


O que evitar para os Homens:
1. Ternos amassados
2. Colarinhos e punhos puídos
3. Gravatas com manchas
4. Sapatos sem brilho
5. Cabelos compridos
6. Barba mal feita
7. Meias brancas
8. Tênnis
9. Perfume em exesso

Lembre-se os exageros são falta de educação e ética profissional, só você pode construir a sua imagem.

    “Educação é aquilo, que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem”
Karl Kraus

Mulher executiva impecávelmente vestida.
Mulheres e homens, vestidos corretamente.

Mulheres com decote correto.

Executivo usando gravata neutra e elegante.

2 comentários:

  1. Olá Senhora Martha,
    Sou estudante de Secretariado Executivo e o seu blog tem tudo haver com o que estou estudando no momento. O encontrei numa pesquisa sobre boa educação e etiqueta a mesa.

    Parabéns, e continue nos ajudando a manter a classe e boa educação em diferentes ocasiões.

    Atenciosaemente,
    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Lucy: muito obrigada pela sua visita no meu Blog e pelo comentario.
    Espero tr-la sempre por aqui e cubrindo as suas espectativas.
    Abraco.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails