domingo, 26 de junho de 2011

Falando em público, dê o seu melhor

Falar bem é uma arte e não uma ciência, tampouco existe alguma fórmula perfeita para ter uma voz convincente. Mas existem algumas diretrizes que devem ser levadas em consideração para alcançar o sucesso.

Sua voz é seu cartão de visita. Ao telefone ela é responsável pela impressão que você causa na outra pessoa que está lhe ouvindo. Se você for chato ou cativante, vai depender do tom da sua voz. A voz não é uma coisa neutra, pode ser o seu aliado ou seu tropeço. O tom de voz não deve alterar a maneira de apresentar as palavras, mesmo se tendo voz baixa ou mais alta.

Sem dúvidas o melhor método é a prática, conservando a naturalidade e autenticidade. Pratique em voz alta, conheça a sua voz, sem se importar se ela soa insípida. Uma voz pronta para um discurso ou palestra é aquela que você ouve o modo como inicia as frases, as vogais e a pausa após os pontos.

Para se sentir a vontade, a pessoa deverá conhecer o seu público alvo, identificar o possível interesse, metas, dificuldades, grau de instrução. Faça perguntas para criar interesse, interaja com o público.

O começo é essencial para criar expectativa com o público, inicie com alguma frase de efeito que resuma o tema a ser apresentado, conquiste a platéia!

A cada 5 minutos, resulta importante a alteração do tom de voz, o seu movimento ou os slides durante a oratória para manter a concentração das pessoas, pois ninguém consegue concentração por mais de 6 minutos seguidos. Livre-se de muletas no seu vocabulário ou cacoetes como coçar a cabeça, ajeitar as calças ou cabelo.

O Power Point é uma ferramenta, mas deve-ser usada com moderação, a ideia é falar, portanto coloque o mínimo de informação neles. Este recurso é um auxílio que jamias deve restar importância ao palestrante. Faça piadas de você mesmo, se surgir algum tropeço no vocabulário ou comete alguma indiscrição ou gafe, ria, descontraia. Prossiga com naturalidade, mostre que você está no controle da situação. Olhe para o público, nos olhos deles, crie frases, faça alguma pergunta retórica.

Na conclusão faça alguma citação adequada par encerrar o seu discurso, emprestando-a de alguém com reconhecido prestígio, isto ajudará a cristalizar o pensamento da platéia. Deve-se empenhar em criar uma conclusão, que permaneça nos ouvidos dos ouvintes por muito tempo, após deixarem os seus lugares e forem para suas casas.


“O discurso é um espelho da alma. Um homem é aquilo que ele fala”

(Públílio Siro)


Cative o seu público, você tem o controle da situação 

O Power Point é uma ferramenta, utilize com moderação 


Interaja com a platéia, desperte interesse











4 comentários:

  1. Isso é a mais pura verdade. tudo que aprendi na aula de oratória na faculdade

    bjos


    www.vestidadebranco2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Manuela Joia; alégra-me o seu comentário.
    A faculdade ensina, o bom aluno aplica o ensinamento.
    Abraços
    Martha Galli

    ResponderExcluir
  3. Olá Martha,
    Primeiramente, muito obrigada pelo seu blog e seus posts- está cada vez mais raro encontrar pessoas que prezem pela educação e elegância nestes tempos para lá de modernos.
    Agradeço também pela sua resposta, fico mais tranquila quando uma pessoa com sua experiência e bom gosto pensa da mesma maneira que eu.
    Minha mãe aprendeu na faculdade de Direito- e depois me ensinou- a sempre treinar lendo um texto clássico na frente do espelho. Para mim funcionou!
    Um beijo,
    Ivy

    ResponderExcluir
  4. Ivy Farias,
    muito obrigada pela sua companhía no Blog, o robjetivo dele está em alcançar a pessoas como você, que aprecíam o que há de melhor.
    A sua mae, como em tantas outras coisas,tem razao, praticar na frente do espelho é fundamental para visualizar a figura e controlar exessos. Parabéns!
    Abraço.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails