domingo, 21 de agosto de 2011

O perfume para as mãos

Numa refeição formal, não se serve tipos de comidas que sujem as mãos nem que sejam difíceis de comer. Quando for planejar o cardápio de uma refeição deve-se levar em consideração de que os pratos escolhidos sejam fáceis de comer e pôr, sobretudo que não exijam pegá-los com as mãos.

Evite oferecer delícias como lagosta com casca, aspargos compridos no vinagrete, etc., ou seja, alimentos que exijam o manuseio com as mãos. Numa refeição informal pode-se oferecer estes alimentos, para deleite dos seus convidados (e o seu) sem nenhum tipo de restrição.

A lavanda chega à mesa trazida pelo garçom sobre um prato de sobremesa com um paninho embaixo. Este o coloca por baixo do prato de pão ou do lado esquerdo do prato de sobremesa.

A água morna poderá vir com uma rodela de limão, no caso que se deseje desodorizar as mãos a fim de eliminar qualquer tipo de cheiro. Também pode ser usado com algumas pétalas de rosas flutuando, para sinalizar desta maneira que essa água não se bebe.

Maneira de usá-lo:
Mergulhe as pontas dos dedos na água uma mão por vez, a seguir seque os dedos no guardanapo.
Pode tocar levemente os lábios com os dedos ainda úmidos, também os enxugar com o guardanapo.
Após o uso, retira-se da mesa pelo lado esquerdo.


“A fome é má conselheira”
(Virgílio)


Lavanda corretamente colocada do lado esquerdo do prato



2 comentários:

  1. Olá, vc é a pessoa + chic q eu "conheço"...rs Assim, pode responder-me qual o motivo de um restaurante servir entrada com o garfo de carne (maior) e o prato principal com garfo de sobremesa (um menorzinho)? Vc tem muito a ensinar e adorei o post sobre os garfos. Please...Já agradeço!bjs.Sandra Nunes

    ResponderExcluir
  2. Prezada Sandra Nunes:
    muito obrigada pela sua visita ao meu blog e pelo elogío. Espero atender as suas dúvidas sempre que me for possível.
    O motivo de eles usarem na entrada o garfo maior e a seguir no prato principal o garfo menor é muito simples, trocaram a ordem! Acontece com certa frecuença en alguns estabelecimentos, por falta de atençao, organizaçao, fiscalizaçao, em fim sao inúmeros os motivos que levam a cometer esse erro.
    Abraço.
    Martha Galli

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails