sábado, 3 de abril de 2010

A cuidadosa seleção do aparelho de jantar


Na China, sob a dinastia Teng, surgiu a massa da porcelana, caracterizada pela alvura, transparência e firmeza. Basicamente, era composta de feldspato e caolin, e passou a ser utilizada na confecção de inúmeros objetos utilitários e decorativos. Por volta do Século XVI, a porcelana obteve desenvolvimento na Coréia e Japão, sendo abundantemente importada.
No Século XVII, devido às importações organizadas pela Companhia das Índias Ocidentais, a produção européia limitou-se em copiar a porcelana oriental, alcançando aprimoramento e renome a porcelana fabricada em Sevres, na França.
Desde então, outras técnicas surgiram na Inglaterra, Portugal, Espanha, e especialmente Alemanha. E devido à prospecção e seleção de novas jazidas de caolin, no final do Século XVIII, chegava à equiparar-se à qualidade da produção oriental. Atualmente, existe ampla variedade de formas e estilos de aparelhos para se compor uma mesa.
Ao adquirir-se um aparelho de chá ou jantar, deve-se dar preferência àquele que exponha o estilo de vida do anfitrião. Afinal, trata-se de uma questão de gosto pessoal.
Escolher pratos e travessas, que permitam ampla criatividade de arranjos, é um detalhe importante. Não importa se a residência estiver catalogada como simples, organizar eventos culinários formais requer uma apresentação adequada.
A escolha requer que todos pratos sigam a mesma linha, isto é, o prato principal, de pão, de sobremesa (também utilizado para a salada), o de sopa, e as xícaras de chá e cafezinho.
Pode-se misturar os modelos e jogos de porcelana, desde que sigam as mesmas texturas e cores. Deve haver uma coordenação entre todos os itens.
Detalhe:

  • Jamais combine cerâmica com porcelana fina.

aparelho de chá estilo inglês completo


jogo de jantar numa estampa mais séria com o seu sousplat combinando


mesa montada com um jogo de jantar completo com auxiliares (bule, leiteira, açucareira) para chá


fina sopeira combinando com o aparelho de jantar com detalhes dourados


molheira e açucareiro em estilo romântico


belo exemplo de como porcelanas podem ser mescladas e bem combinadas


4 comentários:

  1. Olá querida!
    Que bom vir ao teu cantinho e passear nas prosas todas!
    É sempre bom.
    Vim desejar uma bela e doce Páscoa e que o Senhor Jesus nos faça lembrar que o sacrifício já foi feito para que hoje pudessemos ter a vida plena com Ele e com Deus!
    Temos e podemos ser felizes e contar sempre com Ele, que delícia!
    Desejo doces momentos em família, eternos carinhos virtuais no blog, muita PAZ, tranquilidade e algumas generosas doses de felicidade!

    Beijokas mil, Amodoro vc!

    ResponderExcluir
  2. Ana Maria, Feliz Páscoa a você e a sua familia!
    Obrigada pela sua mensagem e pelo carinho, fazo minhas as suas palavras para com você, como irmâ em Cristo Jesus. Desejo também renovação e esperança na sua vida.
    Um abraço.
    Martha

    ResponderExcluir
  3. Tenho lindos aparelhos de jantar. Do tempo da vovó.
    Feliz Páscoa a todos do Blog de bom gosto.

    ResponderExcluir
  4. Eliane, desejo a você que seja renovada a Esperança e Fé nesta Páscoa, tenha uma ótima comemoração neste día.
    Aproveite de um dos seus aparelhos de jantar, hoje é um día de festa a ocasiao perfeita para fazer uma mesa bonita!
    Um abraço fraterno.
    Martha.

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails