domingo, 4 de abril de 2010

Maple Syrup, o delicioso líquido da natureza


O maple syrup é um xarope extraído da seiva de árvores do gênero Acer. As folhas apresentam um intenso colorido, que varia entre o escarlate, laranja e amarelo.
Chamado pelos ingleses de maple, pelos franceses de érable, é um emblema nacional. Figura de honra na bandeira canadense, na cor vermelha e bem no centro entre duas barras da mesma cor.
Árvore nativa da América do Norte, traz consigo um sabor doce, reservado aos paladares em busca do deleite.
O delicioso xarope elaborado com a seiva de duas espécies principais, Acer saccharum e Acer nigrum, conquistou espaço no café da manhã dos canadenses, país de grandes altitudes e baixas temperaturas. Tornou-se a cobertura preferida dos waffles.
Todo ano, entre o final do inverno e início da primavera, no Hemisfério Norte, acontece um fenômeno da natureza, devido às condições climáticas. Trata-se do líquido que corre no interior do tronco do bordo. Este período dura entre seis a oito semanas, tempo dedicado à extração da maravilhosa seiva.
Na culinária, é variado e antigo o uso do maple. Percorre cookies e sorvetes, mesmo pratos salgados, adoçando e perfumando com sutileza.
Além do maple e açúcar, produz-se um mel mais encorpado, e o tradicional creme de maple, uma espécie de manteiga, usado para untar o pão.
Os primeiros a produzirem e a consumirem a seiva do bordo, convertida em melaço e açúcar, foram os índios do Canadá e Estados Unidos. Coube a eles a transmissão do conhecimento e técnica da extração da coleta da seiva aos exploradores europeus. No começo, a produção era artesanal, feita em várias etapas, tornando-se trabalhosa. A mudança surgiu a partir da década de 70, quando novos avanços tecnológicos foram introduzidos, e, como resultado, a indústria do maple ganhou impulso.
Na atualidade, o Canadá, detentor de 85% da produção mundial, centrada na província de Quebec, teve reconhecimento da qualidade deste produto.
Este néctar dos deuses é encontrado nas melhores redes de supermercados ou delikatessen de vários países.
Se ainda não o provou, não perca tempo... Vá conhecer mais um alimento que a natureza caprichou para seu paladar.
 a árvore aonde é extraída o maple

forma de extração 

maneira de apreciar no café da manhã com panquecas

o uso também em muffins/bolinhos


2 comentários:

  1. Amei essa postagem!! Adoro aprender com você Martha... Chiquérrima como sempre. Quando puder, me faça uma visita.

    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Maria; é bom saber que estou obtendo eco junto a pessoas interessadas no tema da etiqueta.
    Já estou visitando-a, lindo seu blog!
    Agradecidamente.
    Martha

    ResponderExcluir

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails